Mais de 300 projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província do Huambo podem ser concluídos no primeiro semestre deste ano.
POC Notícias: Ana Atalmira
Foto: D.R
A província do Huambo aguarda pela conclusão no primeiro semestre deste ano de mais de 300 projectos inscritos no PIIM em 2021. Segundo o governo local, mais de 25 mil milhões de Kwanzas já foram desembolados para que os projectos de impacto social sejam concluídos no prazo de seis meses.
Recorde-se que até Novembro do ano passado, pelo menos 739 novos projectos estavam na carteira global do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), resultantes da alteração interna de acções em fase conclusiva para entrarem em funcionamento.
Lançado em Agosto de 2019, pelo Presidente da República, João Lourenço, o PIIM inicial previa 236 acções, nos sectores da saúde, educação, construção e obras públicas, infra-estruturas administrativas, estradas energia e águas, segurança e ordem pública, urbanismo e saneamento básico.
O mesmo foi criado para abranger os 164 municípios do país, tem um valor total de dois mil milhões de dólares, provenientes do Fundo Soberano de Angola.
Este plano congrega necessidades e iniciativas dos municípios, ajustadas às prioridades locais e aos anseios da população. Pretende-se, igualmente, que os órgãos da administração local respondam por 68 por cento da programação, enquanto os outros 32 % serão da responsabilidade central.