POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Concessões visam promover o desenvolvimento e o investimento privado no sector logístico do país, contribuir para a diversificação da economia nacional e aumentar a eficiência e a diversificação dos serviços.
O Governo angolano vai lançar nesta Quinta-feira, 5, na província do Moxico, o concurso internacional para a Concepção, Construção, Exploração e Gestão Comercial das Plataforma Logística do Luau, com o prazo de submissão de candidaturas para o dia 09 de Junho de 2022.
Com estas concessões pretende-se promover o desenvolvimento e o investimento privado no sector logístico do país, contribuir para a diversificação da economia nacional, nomeadamente nos sectores do agro-negócio e indústria, aumentar a eficiência e a diversificação dos serviços.
As concessões, sob responsabilidade da Agência de Regulação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), visam igualmente captar recursos financeiros para o desenvolvimento da Rede Nacional de Plataformas Logísticas-RNPL, introduzir métodos de gestão empresarial altamente profissional no sector logístico, reduzir custos e fomentar a concorrência e induzir a competitividade dos serviços prestados.
Segundo uma nota que o POC NOTÍCIAS teve acesso, a Plataforma Logística contará com postos alfandegários e será fundamental para as actividades de transporte, da logística e da distribuição de cargas e para apoiar os processos de importação e exportação.
“A Plataforma Logística do Luau pode ser considerada como uma plataforma de fronteira, dada as suas características comerciais e geográficas, e apresenta uma forte componente de dinamização do comércio local e regional. O projecto foi pensado como um meio estratégico de desenvolvimento e interligação, pelo potencial de ligação com a RDC e Zâmbia, quer por via férrea, quer por via rodoviária”, lê-se na nota.
Em relação aos acessos, a PL do Luau possui ligação com a EN 250, que faz parte do corredor rodoviário Lobito-Beira, uma estrada transnacional, no sentido oeste-leste. Destaca-se a posição privilegiada, o facto de estar ligado ao litoral atlântico de Angola, e a várias cidades no centro do país pelo Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), constituindo o “Corredor do Lobito”.
A sua área de influência abrange as cidades de Saurimo, na província da Lunda Sul (cerca de 240km) e Luena, na província do Moxico (cerca de 290km). Na RDC – as cidades de Kolwezi (cerca de 350km) e Lubumbashi (cerca de 580km). Na Zâmbia – Zambezi (cerca de 326km), e Solwezi (cerca de 470km).