POC NOTÍCIAS: Pedro José Mbinza | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR |
Plataforma Logística contará com postos alfandegários e será fundamental para as actividades de transporte, logística e distribuição de cargas para apoiar os processos de importação e exportação.
O governo angolano lançou nesta quinta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, o concurso internacional para a Concepção, Construção, Exploração e Gestão Comercial da Plataforma Logística do Luau.
As concessões estão sob a responsabilidade da Agência de Regulação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), com a meta de captar recursos financeiros para o desenvolvimento da Rede Nacional de Plataformas Logísticas-RNPL, introduzir métodos de gestão empresarial altamente profissional no sector logístico, reduzir custos e fomentar a concorrência e induzir a competitividade dos serviços prestados.
Com estas concessões pretende-se promover o desenvolvimento e o investimento privado no sector logístico do país, contribuindo para a diversificação da economia nacional, nomeadamente nos sectores do agro-negócio e indústria, aumentar a eficiência e a diversificação dos serviços.
Os interessados devem submeter as candidaturas no dia 09 de Junho deste ano. Actualmente, as infraestruturas logísticas em Angola enfrentam vários desafios, por se encontrarem numa fase inicial de desenvolvimento, com o transporte de mercadorias altamente dependente do transporte rodoviário.
Em relação aos acessos, a Plataforma logística do Luau possui ligação com a EN 250, que faz parte do corredor rodoviário Lobito-Beira, uma estrada transnacional, no sentido oeste-leste. Destaca-se a posição privilegiada, o facto de estar ligado ao litoral atlântico de Angola, e a várias cidades no centro do país pelo Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), constituindo o Corredor do Lobito.
Pode ser considerada como uma plataforma de fronteira, dada as suas características comerciais e geográficas, e apresenta uma forte componente de dinamização do comércio local e regional. O projecto foi pensado como um meio estratégico de desenvolvimento e interligação, pelo potencial de ligação com a RDC e Zâmbia, quer por via férrea, quer por via rodoviária.