O Conselho de Administração do Fundo Africano de Desenvolvimento aprovou, em Novembro de 2024, em Abidjan, empréstimos no valor total de 156,66 milhões de euros ao Burkina Faso e ao Mali para a reabilitação e asfaltagem de estradas transfronteiriças que ligam estes dois países da África Ocidental sem litoral à Costa do Marfim.
No total, serão reabilitados 242 quilómetros de estradas nos dois países, graças ao financiamento da vertente concessional do Grupo Banco e do Mecanismo de Apoio à Transição, um instrumento concebido para conceder recursos adicionais em condições favoráveis a países que enfrentam situações de fragilidade e de conflito. O Banco Islâmico de Desenvolvimento e a União Europeia também cofinanciam o projecto com 138 milhões de euros e 25 milhões de euros, respectivamente.
No Burkina Faso, o financiamento será utilizado para reabilitar e reforçar a estrada fronteiriça Bobo Dioulasso-Banfora-Costa do Marfim, com 155 quilómetros, e para construir a variante Banfora-Orodara, com 42 quilómetros. Permitirão igualmente a reabilitação e a duplicação da ponte sobre o rio Léraba – com 100 metros de comprimento – que liga o Burkina Faso à Costa do Marfim. Além disso, serão construídos 18 quilómetros de estradas urbanas nas cidades secundárias atravessadas pela estrada, bem como 50 quilómetros de caminhos rurais para estimular a economia local e proteger as populações dos efeitos das alterações climáticas.
No Mali, o apoio do Grupo Banco, no valor de 73,73 milhões de euros, destina-se principalmente à beneficiação e asfaltagem do troço Bougouni-Garalo da estrada fronteiriça Bougouni-Garalo-Manankoro-Costa do Marfim. Este troço tem uma extensão de 45 quilómetros.