Esta subvenção, que provém do Pilar I do Instrumento de Apoio à Transição, tem por objectivo abordar as causas profundas da fragilidade e da insegurança na Serra Leoa, segundo um comunicado consultado na manha de hoje pelo POC NOTÍCIAS.
O Conselho de Administração do Fundo Africano de Desenvolvimento, aprovou uma subvenção de 19,95 milhões de dólares para uma iniciativa destinada a proporcionar oportunidades de subsistência a mulheres e jovens na Serra Leoa.
O projecto de criação de emprego para jovens e mulheres nas cadeias de valor da agricultura inteligente face ao clima e da gestão de resíduos visa as cadeias de valor em que os jovens e as mulheres são mais ativos, como a mandioca e a pesca.
Esta subvenção, que provém do Pilar I do Instrumento de Apoio à Transição, tem por objectivo abordar as causas profundas da fragilidade e da insegurança na Serra Leoa. Além disso, o Centro Global para a Adaptação concederá uma subvenção de 159.600 dólares para assistência técnica no desenvolvimento de estratégias de adaptação, incluindo políticas de gestão de resíduos.
Halima Hashi, representante do Grupo Banco na Serra Leoa, salientou que 70% dos beneficiários do projeto serão mulheres, o que promoverá a igualdade de género e o empoderamento económico.
Em concreto, o projecto centrar-se-á em “Desenvolver competências empresariais nas cadeias de valor da agricultura inteligente e da gestão de resíduos; Melhorar o acesso ao financiamento por parte das micro, pequenas e médias empresas (MPME), dos grupos económicos e das cooperativas dirigidas por jovens e mulheres; Aumentar o acesso ao mercado das MPME geridas por jovens e mulheres; Reforço das capacidades institucionais para melhorar o ambiente empresarial e a prestação de serviços aos empresários”.