O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, esta sexta-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, o compromisso do Executivo na construção de infra-estruturas estratégicas para impulsionar o desenvolvimento económico e social da região Leste do país.
A declaração foi feita durante a conferência de imprensa que se seguiu à inauguração do Instituto Superior Politécnico da Universidade Lueji A’Nkonde, uma obra financiada pela empresa diamantífera Sodiam, no valor de cerca de 45 milhões de dólares.
Com uma área de 94 mil 426 metros quadrados, a nova infra-estrutura tem capacidade para receber cinco mil 418 estudantes, distribuídos por três turnos, e conta com 57 salas de aulas, 11 laboratórios especializados – incluindo anatomia, química, física, informática e mineralogia – e um auditório com 320 lugares.
João Lourenço sublinhou que o Executivo continuará a implementar programas que promovam o desenvolvimento da Lunda Sul, com destaque para projectos ligados à energia, abastecimento de água potável e melhoria das vias de comunicação. Entre as iniciativas previstas, destacam-se a construção de um estádio de futebol e a resolução das dificuldades de fornecimento de água à cidade de Saurimo.
Além da inauguração em Saurimo, o Chefe de Estado referiu ainda a participação de empresas públicas e privadas na concretização de projectos sociais, mencionando o envolvimento da Endiama na construção e apetrechamento do Campus da Universidade Lueji A’Nkonde, na Lunda Norte.