POC NOTÍCIAS | Teresa Fançony | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Estado angolano é acusado de ter dado em Janeiro , na maior parte dos hospitais do país, medicamentos expirados para tuberculose. A acusação foi feita recentemente num programa de televisão, pelo Presidente do Sindicato dos Médicos de Angola, Adriano Manuel.
___________
“Estamos numa situação em que estão a morrer pessoas de fome porque não há medicamentos nos hospitais. Em Janeiro o Estado angolano, na maior parte dos hospitais deu medicamentos para tuberculose, caducados em Dezembro”, disse o Presidente do Sindicato dos Médicos de Angola, Adriano Manuel, durante a sua participação no programa “Tem a Palavra” do canal português RTP África, exibido no passado dia 20 de Março.
O responsável lamentou o facto de grande parte dos hospitais em Angola não terem atualmente o leite nutricional, bem como medicamentos e outros materiais gastáveis.
Recorde-se que em Setembro de 2023, citado pela Voz da América, Adriano Manuel, atribuiu ao Governo angolano responsabilidade pelas mortes evitáveis que acontecem nos hospitais do país. “Todas as mortes que acontecem nos nossos hospitais que podiam ser evitáveis, pessoas com malária, pessoas com febre tifoide e outras doenças, constituem sem sombra de dúvidas grande parte das pessoas que morrem nas nossas instituições e só há um culpado, o ministério da Saúde, o Governo de Angola”, apontou Adriano Manuel.