Maquinaria vai reforçar as capacidades técnicas da Estação Experimental Agrícola do Namibe na produção de sementes adequadas às necessidades e às condições locais, e no apoio aos agricultores familiares.
_______________________________________________________________________________________________
POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A Estação Experimental Agrícola do Namibe (EEAN) recebeu equipamento agrícola no âmbito do FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola.
A entrega dos materiais decorreu recentemente nas instalações da EEAN no município de Moçâmedes, Namibe. Foram entregues um tractor de 75 cv de potência, um semeador pneumático de precisão, um pulverizador de 600 litros, um chisel/cultivador com 8 braços, uma debulhadora fixa de milho, entre outros.
Segundo uma nota que o POC NOTÍCIAS teve acesso, esta maquinaria vai reforçar as capacidades técnicas da Estação Experimental Agrícola do Namibe na produção de sementes adequadas às necessidades e às condições locais, e no apoio aos agricultores familiares.
“Este equipamento facilita o aproveitamento de sementes básicas disponíveis na EEAN das espécies massango, massambala, batata-doce e feijão macunde (feijão-frade), assim como a sua replicação para distribuição de sementes e de propágulos a camponeses do Sul de Angola que praticam agricultura familiar”, lê-se na nota.
O FRESAN é uma iniciativa do Governo de Angola, financiada pela União Europeia e co-gerida pelo Camões, I. P. Pretende contribuir para a redução da fome, pobreza e vulnerabilidade à insegurança alimentar e nutricional no Cunene, Huíla e Namibe, sobretudo através do reforço da resiliência e produção agrícola familiar sustentável, da melhoria da situação nutricional das famílias e apoio ao desenvolvimento de capacidades nas instituições.