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A Escolha do Consumidor Angola é um sistema de avaliação de marcas, produtos e serviços inovador que promete transformar o panorama do consumo no país, segundo um comunicado distribuído à imprensa.
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A iniciativa apresentada esta segunda-feira, 9 de Outubro, chega agora a Angola, para empoderar consumidores e marcas, permitindo uma experiência de compra mais transparente e satisfatória.
“No centro do projecto está o empoderamento do consumidor e a credibilidade das marcas, com um sistema inovador que permite às pessoas avaliarem e partilharem as suas preferências, mediante um selo de qualidade e preferência, que confere credibilidade e reputação às marcas, produtos e serviços escolhidos”, lê-se no mesmo documento.
“Os consumidores têm uma ferramenta que lhes dá o poder para identificar a qualidade de produtos. Por outro lado, as marcas passam a dispor de um mecanismo que as ajuda a identificar com mais clareza e eficiência as necessidades do mercado, podendo satisfazê-las mais rapidamente para ter efectivamente produtos e serviços que satisfazem as necessidades do consumidor”
Segundo ainda o mesmo comunicado, o processo de avaliação é rigoroso e transparente, obedecendo a procedimentos claros: definição de categorias e atributos valorizados pelos consumidores, validação destes atributos pelas marcas, avaliação final onde os consumidores classificam as marcas numa escala de 0 a 10. Os resultados são partilhados com as marcas, juntamente com oportunidades de melhoria e comparações com a concorrência.
A Escolha do Consumidor acaba de chegar a Angola e também a Moçambique, mas já é conhecido na Europa. Marcas internacionais como a Samsung, Citroen, AEG, Nestlé, Miele, P&G e Whirlpool já integram este processo, utilizando-o como base para melhorar as suas ofertas e satisfazer as necessidades do mercado.
“A chegada deste sistema a Angola, representa uma oportunidade única para o desenvolvimento do mercado porque promove o crescimento das empresas e a satisfação real dos consumidores. A iniciativa responde à necessidade real de uma ferramenta consistente e eficiente que empodere consumidores e marcas.” Refere Jorge Fonseca, Partner e CCO da Escolha do Consumidor em Angola.
Os estudos realizados com consumidores em outros mercados mostram que as marcas que apresentam este selo têm experimentado aumentos significativos em notoriedade (98%), credibilidade (45%) e transparência (47%), e têm visto os seus negócios crescerem entre 5% e 20%. Para os consumidores, o selo facilita o processo de compra, aumenta a confiança nas suas escolhas e dá-lhes voz para expressar suas necessidades e desejos.
“Convidamos todos os consumidores e marcas a participarem nesta revolução no consumo, contribuindo para a construção de um mercado mais justo, transparente e satisfatório”, refere Migue Ângelo Soares, co-fundador da Iniciativa. “As melhores marcas identificadas pelos consumidores receberão um selo de qualidade que poderão utilizar na sua comunicação e embalagens, oferecendo aos consumidores uma maneira fiável e fácil de identificar produtos e serviços que se destacaram, sendo reconhecidos pelos próprios consumidores. Este selo será uma referência para os consumidores, ajudando-os a tomar decisões informadas sobre produtos e serviços.”.
Com o início deste projecto, a voz dos consumidores em Angola terá um papel central na identificação das melhores marcas do país. A Escolha do Consumidor reitera o seu compromisso em fornecer informações valiosas aos consumidores e incentivar o aprimoramento contínuo dos padrões de qualidade.