Divulgação dos Resultados de Negócios do 1º Semestre de 2021
Na senda da divulgação dos Resultados de Negócios do 1º Semestre de 2021 da Huawei, a gigante chinesa responde as perguntas mais frequentes da imprensa mundial.
Esta é a maior queda de receita na história da Huawei? Por que é que a sua receita caiu tanto?
A: A queda da receita no primeiro semestre de 2021 foi em grande parte devido ao nosso negócio de consumo. Para ser franco, a decisão injustificada dos EUA de sancionar três vezes a Huawei afectou directamente os nossos negócios de consumo, em especial o nosso segmento de smartphones. A venda da marca Honor foi outro dos motivos para que a nossa receita fosse mais reduzida no primeiro semestre.
Qual é a sua previsão de receita anual? Tem a certeza de que pode atingir a sua meta de receita anual?
A: O mundo como um todo enfrentará muitas incertezas nos próximos meses do corrente ano. O nosso sector também passará por essa incerteza. Em resposta, construímos um mecanismo para a gestão de continuidade de negócios global e um sistema veloz de gestão de operações. Estamos seguros de que poderemos cumprir com a nossa meta anual de negócios.
Prevê que a sua receita continue a baixar nos próximos dois a três anos? Tem algum plano de dispensa? Reduzirá os seus negócios fora da China ou venderá ainda mais?
A: É impossível fazer previsões de receitas a tão longo prazo devido à volatilidade inerente ao ambiente macro. O que faremos, porém, é concentrarmo-nos no que fazemos melhor, para continuamente criar valor para os nossos clientes e sociedade.
A Huawei sempre almejou operações globais, bem como forneceu continuamente os melhores serviços possíveis aos mercados e clientes que a escolheram.
Os nossos planos de recursos humanos foram sempre orientados pelas nossas necessidades de negócios e estamos comprometidos em investir em P&D. Em cada um dos últimos três anos, investimos consistentemente quase 15% da nossa receita anual em P&D. Avançando, continuaremos a investir ainda mais seriamente em P&D.
Não haverá grandes mudanças no nosso misto de talentos em P&D. Podemos aumentar o investimento em campos específicos de P&D para atender às necessidades de negócios. Damos as boas-vindas a qualquer pessoa interessada nesses campos, para que se junte a nós.
O seu negócio empresarial foi o único segmento que apresentou crescimento no primeiro semestre. Quais são as razões do seu crescimento? Qual é a sua previsão anual? Ele substituirá outros segmentos para se tornar a sua principal fonte de receita?
A: Estamos confiantes de que os nossos negócios empresariais atingirão as suas metas anuais. Esperamos que cresçam de forma constante e continuem a ser o motor de crescimento mais promissor para a Huawei em 2021. No primeiro semestre de 2021, os nossos negócios alcançaram um crescimento maior fora da China do que dentro, por dois motivos.
Primeiro, a digitalização está a ganhar um ritmo acelerado em todo o mundo, com as indústrias a investir cada vez mais nas suas próprias transformações digitais. Este é um grande mercado para a Huawei.
Em segundo lugar, os nossos produtos e soluções são exclusivamente adequados para atender às necessidades dos clientes industriais. O nosso HUAWEI CLOUD, redes IP inteligentes, Rede OptiX inteligente, computação, data centers, armazenamento de dados, produtos e soluções 5GtoB criam um grande valor para estes e trabalhamos em estreita colaboração com uma ampla gama de parceiros para desenvolver soluções baseadas em cenários que combinam as nossas tecnologias TIC e cenários da indústria. Para este fim, continuamos a concentrar-nos nas principais indústrias e investimentos em cidades inteligentes, finanças, transporte, energia, manufacturação e educação.
Por que é que a receita anual da sua operadora diminuiu em 2021 no primeiro semestre? Qual é a sua previsão anual para este negócio?
A: Estamos confiantes de que o nosso negócio alcançará um crescimento moderado, mas sólido, até o final de 2021. No primeiro semestre, o nosso negócio de operadoras fora da China cresceu de forma constante, enquanto na China fomos afectados por atrasos na implementação da rede 5G. Este negócio continuará a crescer de forma constante nos próximos seis meses, graças aos projectos 5G da China Mobile e China Broadcasting Network, bem como pelo lançamento da rede 5G da China Telecom e China Unicom.
Por que é que a sua receita de negócios de consumo diminuiu em aproximadamente 50% no primeiro semestre? Como planeia compensar o impacto do declínio nas vendas de telefones no segundo semestre?
A: A receita anual do nosso negócio de consumo no primeiro semestre caiu devido à venda do negócio Honor no final de 2020. Os desafios da cadeia de suprimentos da Huawei são bem conhecidos. É também por isso que a nossa receita de telefonia móvel diminuiu.
No entanto, no primeiro semestre deste ano, permanecemos comprometidos com a nossa estratégia Seamless AI Life e alcançamos um crescimento forte e rápido em cinco cenários: escritório inteligente, condicionamento físico e saúde, casa inteligente, viagens fáceis e entretenimento.
Desde o lançamento do HarmonyOS 2 no primeniro semestre, mais de 50 milhões de usuários aderiram ao Harmony. O HarmonyOS 2 permite que os consumidores tenham acesso aos poderosos “superdispositivos” através de todos os dispositivos e cenários. O nosso OS tem o que é necessário para oferecer experiências inteligentes em todos os cenários.
A indústria como um todo está a depositar a sua atenção nas enormes oportunidades de negócios e no valor que a IoT está a criar. Futuramente, tencionamos continuar a trabalhar com parceiros da indústria em todo o mundo para desenvolver aplicativos inovadores dessas tecnologias essenciais e, desenvolver ainda mais o nosso ecossistema de aplicativos. É deste modo que iremos fornecer experiências inteligentes de ainda maior qualidade aos nossos clientes em todos os cenários e, criar maior valor para os mesmos e para a indústria em geral. Estamos confiantes de que a Huawei continuará a sobreviver e a prosperar.
Os lucros da venda da Honor estão incluídos nos lucros do primeiro semestre?
A: Os lucros da venda da Honor não foram incluídos nos nossos resultados de negócios no primeiro semestre.