O colectivo de mulheres feministas angolanas Ondjango Feminista promove nos dias 4, 5 e 6 de Dezembro a 5ª edição do seu Fórum Anual, o FAOFEM’20. O vento pretende gerar reflexão em torno dos direitos económicos das mulheres sob várias perspectivas.
O encontro será totalmente online, através da plataforma digital Zoom, e traz como tema central “Mulheres em Resistência por Economias Justas”. Em comunicado, a organização informa que o FAOFEM tem congregado anualmente mulheres de vários estratos sociais provenientes de diferentes partes de Angola, com o objectivo de fomentar a partilha de conhecimento e experiências em torno de um determinado tema.
A nota refere também que a organização disponibilizou um número limitado de bolsas de internet para incentivar a participação de mais mulheres e que a participação é gratuita e mediante inscrição.
Ao longo dos três dias do FAOFEM’20 serão abordadas as ameaças actuais aos direitos económicos das mulheres; o impacto da violência dos sistemas económicos sobre os seus corpos, as consequências da pandemia da Covid-19 para as trabalhadoras informais, como as mulheres têm se organizado para criar alternativas feministas de resistência às injustiças económicas pelo continente e pelo mundo e as possibilidades de um engajamento do movimento feminista angolano na luta pela justiça económica.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do formulário disponível nas redes sociais do Ondjango Feminista (Facebook e Instagram) ou através do website do colectivo, www.ondjangofeminista.com.
O Ondjango Feminista é um colectivo feminista autónomo de activismo e educação, que trabalha desde 2016 em prol da realização dos direitos humanos de todas as mulheres e meninas em Angola, advogando por uma agenda feminista transformadora a partir de uma perspectiva de justiça social, solidariedade e liberdade.