O Porto de Sines e a Autoridade do Algarve (APS) receberam no dia 7 de Setembro, a delegações do Porto do Lobito e do Porto de Luanda.
A visita da delegação do Porto do Lobito, no dia 7 de setembro, teve como objectivo principal conhecer alguns dos procedimentos do Porto de Sines relacionados com os Sistemas de Informação e sua aplicação prática na Gestão Portuária. Segundo apurou o POC Notícias, a delegação teve ainda oportunidade de ver em funcionamento o JUL – Janela Única Logística e visitar o Terminal de Granéis Líquidos do Porto de Sines.
Segundo informações tornada pública, no website da Administração dos Portos de Sisnes e do Algarve S.A, no passado dia 9 de Setembro, a delegação do Porto de Luanda também realizou uma visita, que teve como principal objectivo conhecer os procedimentos e métodos relacionados com os sistemas de gestão da qualidade, saúde, segurança, ambiente, certificados por normas internacionais, bem como os processos de gestão marítima planejamento de infra-estruturas e layout portuário.
O Porto de Sines tem participado e promovido, no âmbito da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), a troca de conhecimentos e experiências com outros portos de Língua Portuguesa, o que tem contribuído para o estreitamento de laços e uma maior cooperação.
O Porto de Sines é um porto aberto de águas profundas com excelentes acessos marítimos, sem restrições, liderando o sector portuário português no volume de carga movimentada, e oferecendo características naturais únicas para receber qualquer tipo de embarcação. Devido aos seus modernos terminais especializados, o porto está apto a movimentar os mais diversos tipos de cargas.
Sines é o principal porto da frente ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm sido determinantes para a sua consolidação como activo nacional estratégico. É o principal fornecedor de energia em Portugal (crude, produtos refinados e gás natural), bem como um importante porto na área da carga geral e contentorizada, apresentando um elevado potencial de crescimento, de forma a tornar-se um porto de referência a nível ibérico, europeu. e a nível mundial.
Redação POC Notícias