Na sequência de um aumento nas infecções por Covid-19, Angola retoma as restrições e encerra novamente as praias e outros locais de lazer e de convivência a partir de hoje, 1, de Outubro.
POC Notícias: Ana Atalmira
Foto:D.R
Angola volta a encerrar novamente as praias e outros locais de lazer e de convivência a partir deste mês. As novas medidas surgem na sequência de um aumento nas infecções por Covid-19 registadas em todo país.
As novas medidas destacam ainda que quase todos os cidadãos com 18 anos ou mais deverão ser vacinados, incluindo mulheres grávidas. A partir de 15 de Outubro, o acesso aos serviços públicos estará sujeito à comprovação de vacinação ou teste negativo.
Recorde-se que em Setembro o país registou 14.549 infecções e 558 mortes, um número maior de mortes do que as causadas pela malária pela primeira vez, segundo a ministra da Saúde Silvia Lutucuta.
Apesar dos esforços que o governo angolano tem implementado na luta contra a Covid-19, Angola não consta no grupo dos países africanos que mais vacinaram as suas populações, tendo vacinado apenas menos de 3% da população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Seicheles e as Maurícias lideram a lista tendo já vacinado totalmente mais de 60% das suas populações, Marrocos 48% e a Tunísia, Comores e Cabo Verde mais de 20%. A maioria dos países africanos que alcançaram a meta têm populações relativamente pequenas e 40% são pequenos estados insulares em desenvolvimento.