Um dos comboios internacionais operado pela LAR na linha férrea do Corredor do Lobito, que transportava enxofre para a RDC, sofreu ontem, dia 15 de Agosto, pelas 4h50, um descarrilamento ao km 853, entre as estações de Cavimbe e Cangumbe.
Este acidente, sem quaisquer vítimas humanas, causou apenas danos ligeiros em 400m da via, numa zona já danificada por um descarrilamento anterior de um comboio de passageiros do CFB.
Após uma vistoria detalhada à via, a LAR decidiu efectuar de imediato trabalhos de recuperação e reforço na extensão afectada, os quais já estão em curso e se vão prolongar pelos próximos quatro dias.
Esta intervenção é necessária para garantir a segurança da operação e do transporte em toda a linha, exigindo ajustamentos temporários nos horários dos serviços de passageiros do CFB, os quais vão permitir que os trabalhadores encarregues da manutenção possam corrigir os estragos causados por estes dois descarrilamentos.
A LAR vai dar prioridade aos comboios de passageiros e aos comboios de combustível, retomando só depois a circulação dos comboios com outras mercadorias.
Neste momento, as equipas da LAR estão a trabalhar seis horas por dia para, no tempo estimado, reporem a operacionalidade da via e garantirem a segurança do transporte de pessoas e bens.