POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A República da Coreia vai atribuir 14 mil milhões de dólares de financiamento à exportação para apoiar as empresas coreanas que investem em África e aumentar a sua ajuda pública ao desenvolvimento (APD) para 10 mil milhões de dólares até 2030.
_______________________
O Presidente da Coreia, Yoon Suk Yeol, fez o anúncio na terça-feira, em Seul, na abertura da primeira Cimeira Coreia-África, na qual participaram 25 chefes de Estado e de governo africanos, bem como o presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina.
Cerca de 48 países africanos estiveram representados na cimeira, ou por um presidente, ou rei, ou primeiro-ministro, vice-presidente ou ministro para debater ‘O futuro que fazemos juntos: Crescimento partilhado, sustentabilidade e solidariedade’.
O Presidente Yoon Suk Yeol prometeu que a Coreia alargaria os seus quadros de promoção do comércio e do investimento e os acordos de proteção do investimento aos países africanos.
Os líderes africanos elogiaram a Coreia pela sua abordagem aberta e mútua para reforçar a cooperação com o continente. Destacaram as oportunidades de investimento nos seus próprios países e em todo o continente.
No seu discurso, o Presidente do Grupo Banco, Adesina, referiu-se ao tema da cimeira e afirmou que “Para mostrar solidariedade com África, para o ‘futuro que fazemos juntos’, gostaria de pedir à Coreia que solidifique esta Cimeira Coreia-África, concordando em recanalizar os SDR (Direitos Especiais de Saque) para o Banco Africano de Desenvolvimento”.
Adesina acrescentou que “A aprovação pelo Conselho de Administração do FMI para a utilização de SDR no valor de 20 mil milhões de dólares para capital híbrido, tal como defendido pelas nossas instituições, com grande apoio dos Chefes de Estado e de Governo africanos, marca uma nova forma de aumentar o financiamento do desenvolvimento”.
O presidente do Grupo Banco referiu também que “O limite de 20 mil milhões de dólares aprovado pelo FMI para a redistribuição de SDR para capital híbrido, canalizado através do Banco Africano de Desenvolvimento e de outros bancos multilaterais de desenvolvimento, proporcionará 80 mil milhões de dólares de novo apoio financeiro”.