POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: Cedidas
A The Coca-Cola Company anunciou, recentemente que Luisa Ortega será a nova presidente da Unidade Operacional de África da empresa, supervisionando os mercados em todo o continente a partir de 1 de Fevereiro de 2023. Ortega substitui Bruno Pietracci, que foi nomeado presidente da Unidade Operacional da Coca-Cola na América Latina.
A partir de 1 de Fevereiro de 2023, Luisa Ortega assumirá o cargo de presidente da Unidade Operacional de África da empresa, para o qual foi nomeada. A responsável coordenará as acções da multinacional nos mercados africanos a partir de Joanesburgo, na África do Sul.
Luísa Ortega é, actualmente, presidente da zona central da empresa na América Latina, região que inclui Colômbia, Venezuela, Peru, Equador, América Central e Caraíbas. Substitui Bruno Pietraci, que será o novo presidente da Unidade Operacional da Coca-Cola na América Latina.
Luisa Ortega e Bruno Pietracci estarão sob supervisão de Henrique Braun, que, a partir do dia 1 de Janeiro de 2023, se torna presidente de Desenvolvimento Internacional da Coca-Cola. Braun é presidente da Unidade Operacional da Coca-Cola na América Latina desde 2020.
“Estou feliz por ver a Luisa levar o seu conhecimento e experiência global para liderar as nossas operações em África”, disse Braun. “Também tenho o prazer de dar as boas-vindas ao Bruno de volta à sua América Latina, onde tem uma vasta experiência em vários mercados.”
Com esta mudança, Luisa Ortega supervisionará directamente o plano de negócios da Coca-Cola Company em Angola, onde a multinacional conta, desde Junho passado, com uma parceria com a Refriango para distribuição e engarrafamento dos seus produtos no país.
Sobre Luisa Ortega: Natural de Espanha, ingressou na Coca-Cola em 2019 como vice-presidente e directora geral da unidade de negócios da América do Sul. Mais tarde, foi nomeada vice-presidente e posteriormente presidente da região.
Em 2021, tornou-se presidente da recém-criada Zona Central da Unidade Operacional da América Latina. Também é presidente do Global Women’s Leadership Council da empresa.
Antes da Coca-Cola, Ortega trabalhou na SC Johnson por mais de 14 anos, assumindo vários cargos na Europa, Estados Unidos e região da Ásia-Pacífico. Trabalhou também na Endesa, uma empresa de serviços públicos que serve principalmente Espanha e Portugal.
Ortega é licenciada em Administração de Empresas pela Universidad Pontificia Comillas e tem um MBA pela IESE Business School, ambas em Espanha. Frequentou também o Programa de Gestão Avançada da Harvard Business School.
Sobre Bruno Pietracci: Ingressou na Coca-Cola no Brasil, em 2008, como vice-presidente de planeamento estratégico e investigação. Em 2010, mudou-se para o departamento de operações, liderando então a região do sul do Brasil. Posteriormente, foi nomeado director-geral dos mercados da Colômbia, Venezuela e Equador.
Em 2016, Pietracci tornou-se vice-presidente de operações para a Europa, Médio Oriente e África, sendo depois nomeado presidente da Unidade de Negócios do Sul e Leste de África. A este cargo, seguiu-se o de presidente da Unidade de Negócios de África e Médio Oriente. Pietracci é o actual presidente da Unidade Operacional de África, papel que assumiu em 2021.
Em 2022, foi indigitado para o Conselho Consultivo do Presidente dos EUA para os Negócios em África (PAC-DBIA). Antes da Coca-Cola, Pietracci trabalhou na McKinsey & Co. no Brasil e em Lisboa. Pietracci é licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, no Brasil, e tem um MBA pelo INSEAD, em França.