Oito colaboradores do Centrooptico receberam, neste mês de Abril, os diplomas do curso técnico de Optometria, concluído em 2021, ministrado pela Escola Técnica de Saúde de Luanda, a que tiveram acesso através da obtenção de uma bolsa de estudos do programa especializado de optometria promovido pelo Centrooptico.
Iniciado há quatro anos, o programa de especialização em Optometria do Centrooptico já impactou três dezenas de colaboradores, através do patrocínio da sua formação no Curso de Técnico de Optometria. Além do apoio pecuniário, no valor total das propinas, que nestes quatro anos representa um investimento financeiro de mais de 100 milhões e quinhentos mil kwanzas, o Centrooptico presta mentoria e apoio no estudo, culminado com a realização do estágio e integração numa nova categoria profissional, associada à melhoria das condições financeiras dos seus colaboradores.
Com esta política de formação os profissionais do Centrooptico “têm acesso a um plano de carreira ambicioso onde podem atingir quatro a vezes o ordenado base que tinham, antes de iniciarem a formação”, explica o director técnico do Centrooptico, José Geraldes. “Neste momento temos um total de 37 colaboradores abrangidos pelo programa de especialização em optometria, patrocinado pelo Centrooptico, dos quais destaco 18 colaboradores, com o curso finalizado e estágio concluído, habilitados para dar consultas sozinhos”, acrescentou.
“Neste momento temos um total de 37 colaboradores abrangidos pelo programa de especialização em optometria, patrocinado pelo Centrooptico, dos quais destaco 18 colaboradores, com o curso finalizado e estágio concluído, habilitados para dar consultas sozinhos”
Escolhidos através de um rigoroso processo de selecção interno e externo, os colaboradores do Centrooptico submetem a sua candidatura a uma primeira fase de pré-selecção, com o objectivo identificar os profissionais que se evidenciam numa escala de mérito, que tem por base as avaliações, mensais e anuais, da sua prestação.
Para se candidatarem a esta capacitação técnica que lhes permite desenvolver a actividade de cuidados primários de saúde visual (estudo refractivo e encaminhamento para médico oftalmologista sempre que necessário), os colaboradores do Centrooptico têm de evidenciar características de personalidade que se adequem à profissão de Técnico de Optometria, como é o caso da estabilidade (confiabilidade, amabilidade, persistência, constância) e conformidade (lógica, precisão, capacidade de sistematização, perfeccionismo). Devem ainda fazer prova de conclusão do ensino médio, podendo concorrer candidatos que venham de diversas áreas da empresa, como técnicos de vendas, de manutenção ou técnicos de oficina.
A fase de selecção é feita por uma empresa externa, especializada em recursos humanos e gestão de desempenho que submete os candidatos pré-seleccionados, a um vasto conjunto de testes psicotécnicos de raciocínio lógico, numérico e verbal, e um teste DISC, que avalia as características comportamentais e de personalidade em ambiente profissional, sendo importante evidenciar que estes dois testes podem ser eliminatórios.
Após este curso com uma carga horária de 20 horas semanais e duração de 9 meses, realizado parcialmente em horário laboral e pós-laboral, inicia-se a fase de estágio, em que os novos técnicos acompanham os Optometristas do Centrooptico e observam. Progressivamente, e sempre acompanhados por um especialista sénior, iniciam a realização do protocolo de consulta do Centrooptico.
Empenhado na valorização e qualificação das suas equipas, o Centrooptico aposta no aumento de escolaridade dos seus colaboradores, formando-os e capacitando-os, continuamente. Prova disso é “A Academia Centrooptico®. É nela que concentramos as iniciativas de formação dos nossos colaboradores, apostando no reforço das competências técnicas, com uma forte componente prática, e transmitimo os conhecimentos que suportam a prática de funções como técnicos de vendas, técnicos de óptica e técnicos de optometria e optometristas, esclareceu o director técnico do Centrooptico.
Todos os profissionais do Centrooptico passam por um processo de formação obrigatório, de forma a preparar equipas de excelência e garantir os mais altos níveis de serviço. Com este objectivo, o Centrooptico desenvolve programas e formação à medida, em resposta às necessidades da função e às características dos colaboradores. As formações são uma constante e ao longo do ano decorrem ações de diversas temáticas.
Neste âmbito, ganharam competências e valorizaram o seu percurso 17 chefes de loja, 18 chefes de vendas, 16 optometristas, 30 técnicos de optometria, 108 técnicos de venda óptica, 18 técnicos de oficina e mais 55 colaboradores de diferentes áreas.
A Academia Centrooptico é o maior centro de formação privado na área dos cuidados de saúde ocular e auditiva, sendo responsável pela preparação de mais de 250 profissionais que prestam serviços qualificados e de referência neste sector, em Angola.