O campeão da Basketball Africa League (BAL) de 2024, o Petro de Luanda, participará da Copa Intercontinental da FIBA de 2024 no Estádio Indoor de Singapura, em Singapura, de 12 a 15 de Setembro de 2024.
O Petro de Luanda competirá no Grupo A ao lado do vencedor da Liga dos Campeões de Basquetebol da Europa (BCL), o Unicaja, da Espanha, e do vencedor da BCL Ásia, o Al Riyadi, do Líbano. O Grupo B contará com o vencedor do BCL Americas, o Quimsa, da Argentina, o NBA G League United, uma equipa dos EUA composta por prospectos e estrelas seleccionados da G League, e pelo campeão da Liga Nacional de Basquetebol (NBL) da Austrália, o Tasmania JackJumpers. O torneio marca a primeira vez que um campeão da BCL Ásia e uma equipa da Oceânia são representados.
As três equipas de cada grupo competirão em um jogo de todos contra todos nos três primeiros dias do torneio e a melhor equipa de cada grupo participará da final em 15 de Setembro. Antes do jogo final, as quatro equipas restantes jogarão as partidas de classificação.
O Petro de Luanda garantiu uma vaga na 34ª edição do torneio após derrotar o Al Ahly Ly da Líbia por 107 a 94 para vencer o Campeonato BAL de 2024, que aconteceu na BK Arena em Kigali, Ruanda, e alcançou adeptos em 214 países e territórios em 17 idiomas. O Petro de Luanda, vice-campeão do BAL de 2022 e uma das duas equipas que participaram de todas as quatro temporadas do BAL, é o primeiro time da África Subsariana a vencer as Finais do BAL, depois dos campeões anteriores do Egipto e da Tunísia.
Sete jogadores, que fizeram parte da equipa vencedora do campeonato BAL de 2024, jogarão na Copa Intercontinental da FIBA deste ano. Além disso, o membro da equipa totalmente defensiva da BAL de 2024 e duas vezes campeão da BAL com o Zamalek (2021) e o US Monastir (2022), Souleyman Diabate, juntou-se recentemente à equipa depois de sair do Al Ahly Ly da Líbia, e também o pivô egípcio Patrick Gardner que veio do Al Ahly do Egipto. Gardner jogou pelo Long Island Nets da NBA G League, time que ajudou a chegar às meias-finais da Conferência Leste da NBA G League de 2024. Nascido nos EUA, filho de mãe egípcia e pai americano, Gardner fez sua estreia pela Selecção Egípcia na Copa do Mundo de Basquete FIBA de 2023.
O Petro de Luanda alcançou o resultado de 5-2 durante na fase de grupos da Conferência Kalahari em Pretória, África do Sul, e nos Playoffs, derrotando o AS Douanes do Senegal e o Cape Town Tigers da África do Sul nos quartos-de-final e meias-finais, respectivamente, para avançar para as finais.
Este é o quarto ano consecutivo em que um actual campeão da BAL participa da Copa Intercontinental da FIBA, depois do Zamalek (Egipto) em 2021, US Monastir (Tunísia) em 2022 e Al Ahly (Egipto) em 2023.
O Petro de Luanda jogará sua primeira partida na Quinta-feira, 12 de Setembro, às 20h (UTC +8:00) contra o Unicaja. O segundo jogo acontecerá no Sábado, 14 de Setembro, às 16h (UTC +8:00), onde enfrentará o Al Riyadi.