Existem hoje muitas maneiras de comunicar as actividades de uma empresa. Existem diversas estratégias para o sucesso de uma comunicação empresarial. Todas as maneiras são diferentes uma das outras, mas a importância de uma comunicação de marca coerente é cada vez mais objectiva.
O mundo de hoje é digital, com presença on-line de quase metade da população mundial. Em um minuto na internet muito acontece, segundo sites especializados, em sessenta segundos na web mais de 900 mil logins são feitos no facebook, 3,7 milhões de buscas são feitas na Google, mais de 400 mil tweets são enviados, 4,3 milhões de vídeos visualizados no youtube, 38 milhões de mensagens são trocadas no whatsaap, entre outras actividades.
Com tantas pessoas a usar a Internet, é natural que as empresas comecem a explorar o mundo digital cada vez mais. Os empreendedores experientes e os emergentes devem descobrir as oportunidades existentes nesta rede global de computadores e ver como os websites, vídeos ou as redes sociais podem ajudar suas empresas a alcançarem as metas e objectivos preconizados.
Os autores da obra ‘Fundamentos da Comunicação’, segunda edição, defendem que “não há uma única actividade humana que não seja ou que não possa ser promovida pela comunicação. A própria ausência de comunicação é já uma comunicação” (MONTEIRO, Ana Cristina et all, Ed. Sílabo 2008).
Se toda actividade humana é, por natureza, comunicativa e se a própria ausência de comunicação em si é uma maneira de comunicar, o que uma empresa ou marca estaria a comunicar com sua ausência na web quando seu público-alvo tem uma presença on-line muito activa?
A interrogação não é mera retórica, pois as vantagens, assim como as desvantagens, podem ser mensuradas. As vantagens que as acções online podem proporcionar a empresa são inúmeras, dentre elas está o facto de a Internet não exigir um alto investimento para um retorno satisfatório. E este é um aspecto a ter em conta, pois muitas empresas, principalmente as pequenas organizações, têm muita dificuldade em investir em websites.
No entanto, as redes sociais são uma alternativa eficaz. As redes sociais são hoje peças fundamentais e estratégicas para a divulgação da actividade empresarial ou do seu negócio no meio digital. Não são apenas simples postagens que devem ser feitas, mas colocar em prática todo um planeamento, baseado na personalidade e na dor do seu cliente. Estar presente nas redes sociais já não deve ser mais um diferencial para nenhuma empresa.
Por consequência, cada vez mais empresas estão a criar seus perfis nas redes sociais para se aproximar dos seus clientes e não perder para a concorrência. Porém, muitas acabam iniciando sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer uma gestão de perfis nas redes sociais.
Para uma empresa ou marca que está a se iniciar nas redes sociais definir uma pauta de conteúdos para determinar que tipo de conteúdos serão publicados é uma decisão importante, pois o mapa de conteúdo prevê com detalhe a periodicidade e o tipo conteúdo das publicações regulares.
Outro passo importante é definir em quais redes sociais faz sentido a sua marca estar presente. Algumas redes sociais, como o Facebook, por sua abrangência de públicos, exigem que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, esteja presente.
Já outras, como o Instagram, pode ser que tragam muito mais resultados para uma empresa que comercializa produtos, como roupas, por exemplo, do que para uma empresa de serviços corporativos.
Já aqui dissemos que gerir as redes sociais de uma empresa ou marca é muito mais do que simplesmente fazer publicações. Uma gestão eficiente das redes sociais envolve diversas etapas e uma delas é, com certeza, a definição ou a contratação de um gestor profissional de redes sociais, uma pessoa responsável exclusivamente pela gestão deste ponto de contacto com a marca que é o perfil das Redes Sociais.
No fim, o que vale é descobrir onde o seu público está. E muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando. Ninguém sai a perder se criar um perfil em uma rede social e descobrir que a sua personalidade não está lá. Além de aprender, as chances de encontrar o seu cliente lá e conseguir trazer alguns bons resultados para sua empresa são muito maiores.
Por: Hélder Guimarães – Licenciado em Comunicação Social – Consultor de Comunicação – Brandster