O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou a condenação do Banco Keve, S.A., ao pagamento de uma sanção pecuniária no valor de mil milhões de Kwanzas), por incumprimento de obrigações legais relacionadas com a prevenção e combate ao branqueamento de capitais, financiamento do terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa.
De acordo com a decisão, datada de 11 de Agosto de 2025, o Banco Keve falhou no cumprimento das regras de avaliação de risco, identificação e diligência, bem como da obrigação de comunicação de operações realizadas no ano de 2022, em violação do disposto nos artigos 9.º, 14.º, 17.º e 28.º da Lei n.º 05/20, de 27 de Janeiro.
O BNA enquadrou a infracção como “especialmente grave”, aplicando a penalidade ao abrigo da Lei n.º 14/21, de 19 de Maio (Regime Geral das Instituições Financeiras), nomeadamente do artigo 379.º, alínea h), e do artigo 407.º.
A divulgação pública da decisão, segundo o regulador, visa dissuadir práticas contrárias às normas de supervisão e reforçar a transparência no sistema financeiro angolano, garantindo maior rigor no cumprimento das medidas de prevenção de ilícitos financeiros.