POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Projecto de Abastecimento de Água a Granel de Kigali foi a primeira operação do Banco Africano de Desenvolvimento no sector privado no Ruanda. Actualmente já produz 40.000 metros cúbicos de água por dia, aumentou o acesso e melhorou os serviços de abastecimento de água a cerca de 500.000 pessoas em Kigali.
O projecto foi concluído em 2021, abrangeu a instalação de uma nova estação de tratamento de água, a construção de novos poços e a reabilitação dos existentes. Também forneceu condutas, reservatórios de armazenamento, estações de bombagem e pontos de água em várias partes de Kigali.
Produzindo 40.000 metros cúbicos de água por dia, o projecto aumentou o acesso e melhorou os serviços de abastecimento de água a cerca de 500.000 pessoas em Kigali e nas zonas circundantes. Serve também a maior zona industrial do país, a Kigali Prime Economic Zone, situada em Masoro, no distrito de Gasabo. Foi implementado pela Corporação de Água e Saneamento (WASAC), a empresa nacional de abastecimento de água e saneamento, que, anteriormente, só conseguia produzir 109 500 m³, que compara com uma procura média diária de Kigali de 150 000 a 200 000 m³.
De acordo com Speciose Nyirabahire, especialista em monitorização e avaliação da WASAC, existem 68 pontos de água instalados no âmbito do projecto, no distrito de Bugesera.
O saneamento nas escolas também melhorou porque, para além de melhorar o abastecimento de água, o projecto forneceu blocos sanitários às instituições de ensino, disse Nyirabahire.
“A iniciativa de Abastecimento de água a granel em Kigali está a contribuir para a agenda do governo de alcançar o acesso universal à água”
Aissa Toure Sarr, representante do Banco Africano de Desenvolvimento no Ruanda, afirmou que “O Banco está feliz por ter estabelecido uma parceria com o governo para o ajudar a atingir o seu objectivo de transformação social e de acesso à água para a população”.
De acordo com a Estratégia Nacional de Transformação 2017-2024, o governo procura aumentar o acesso à água para 100% até 2024, dos atuais 86%. Com o apoio do Banco, o Ruanda parece estar no bom caminho para atingir o objectivo.