A iniciativa Líderes Africanos para a Nutrição (ALN), liderada pelo Banco Africano de Desenvolvimento e defendida pelos líderes africanos, trabalha para galvanizar os compromissos políticos e investimentos significativos para acabar com a nutrição. A consulta inaugural de dois dias para a região da África Ocidental, realizada em Dacar, no Senegal, marca o início de uma jornada que visa desenvolver o primeiro Quadro Multissetorial de Política de Nutrição (MNPF).
A Comissão da União Africana (CUA) e a iniciativa Líderes Africanos para a Nutrição (ALN), do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, em colaboração com o governo do Senegal, lançaram uma série de consultas regionais que visam transformar a política e o financiamento da nutrição e acabar com a malnutrição em toda a África.
A consulta inaugural de dois dias para a região da África Ocidental, realizada em Dacar, no Senegal, marca o início de uma jornada ambiciosa para desenvolver o primeiro Quadro Multissetorial de Política de Nutrição (MNPF) de África e um objetivo de investimento para combater a desnutrição.
A consulta concluiu com sucesso a recolha dos dados necessários para desenvolver o MNPF e os objetivos de investimento, ao mesmo tempo que se chegou a um consenso sobre as intervenções para reduzir o atraso de crescimento, a emaciação, a anemia e o excesso de peso entre mulheres, crianças e adolescentes. Além disso, o evento gerou ideias e recomendações acionáveis específicas do setor para informar o desenvolvimento do MNPF e garantir uma implementação eficaz em todos os setores.
O evento, que decorreu de 19 a 20 de Agosto de 2024, reuniu especialistas em saúde, nutrição, educação, agricultura e finanças de nove países da África Ocidental, bem como representantes dos governos do Senegal, Togo, Gana, Nigéria, Gâmbia, Guiné-Bissau, Libéria, Serra Leoa e Costa do Marfim, entre outros. Estiveram igualmente presentes organizações da sociedade civil, o UNICEF e o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas, bem como os parceiros de desenvolvimento Scaling Up Nutrition Movement, a Agência Canadiana para o Desenvolvimento Internacional e outras partes interessadas importantes no domínio da nutrição.
A iniciativa é o resultado de uma resolução aprovada durante a 41.ª reunião do Conselho Executivo da União Africana, realizada em Lusaca, na Zâmbia, em 2022, e que apelava ao desenvolvimento de um quadro político multissetorial e de um objetivo de investimento na nutrição para garantir um financiamento adequado das iniciativas no domínio da nutrição.