Esta iniciativa do ATLANTICO visa servir com excelência a população de baixa renda e reforçar o seu compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
O Banco Millennium Atlântico inaugurou hoje um espaço de auto-atendimento ATLANTICO 24 horas no Mercado do KM 30, o maior centro de escoamento de produtos agrícolas em Angola, que se situa no município de Viana, o mais populoso da província de Luanda e do país. Este novo espaço, que assenta num modelo sustentável, alimentado por painéis solares, foi cuidadosamente planeado para responder às necessidades financeiras da comunidade local.
A inauguração deste espaço faz parte da missão do ATLANTICO, enquanto banco sistémico, e da sua estratégia de servir com excelência uma considerável franja da população que habita e trabalha nas zonas rurais e periféricas do país, garantindo um crescente e facilitado acesso de toda a comunidade a serviços financeiros diferenciados e contribuindo para a bancarização da população e para a formalização da economia, em linha com os objectivos do Executivo e da Autoridade Monetária. Adicionalmente, reforça o seu compromisso com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas ao contribuir para a Redução das Desigualdades (ODS 10) e para a Acção Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13), dois dos cinco objectivos recentemente selecionados pelo ATLANTICO para a sua Estratégia de Sustentabilidade.
Os espaços ATLANTICO 24 horas oferecem uma ampla gama de serviços, permitindo aos clientes realizar operações bancárias de forma autónoma, prática e segura, 7 dias por semana e 24 horas por dia, podendo também contar com o apoio de um colaborador durante o horário normal de expediente. Com terminais modernos e de fácil utilização, os clientes podem efectuar aberturas de contas, proceder à emissão de cartões multicaixa, fazer depósitos, levantamentos, transferências, pagamento de contas e consultas de saldo.
Segundo Mauro Neves, Administrador Executivo do Banco, “A inauguração deste espaço no Mercado do 30 é parte da implementação de um dos eixos centrais da estratégia do ATLANTICO, que passa por servir uma faixa demográfica significativa da população e representa um passo importante para a inclusão financeira dos comerciantes e das comunidades envolventes do mercado. A disponibilização de serviços bancários acessíveis e seguros onde a banca tradicional é ainda incipiente vai contribuir para a formalização das suas actividades diárias e para uma melhor estruturação dos seus negócios.”
Este novo espaço de auto-atendimento ATLANTICO 24 horas, no Mercado do 30, proporciona uma maior autonomia para os utilizadores, reduz o tempo de espera para a realização de transações bancárias, tendo sido projectado para ser acessível a todos, com instalações adaptadas para pessoas com deficiência.
Com a inauguração deste espaço, o ATLANTICO atinge um parque total de 363 ATM e 107 Máquinas de depósitos, sendo que até ao final deste ano, vai continuar a reforçar o seu parque de equipamentos de auto-atendimento e a sua presença junto desta faixa demográfica da população: nos mercados e nas zonas periféricas, não só do município de Viana e da província de Luanda, mas também noutras províncias do país.