POC NOTÍCIAS: Domingos Barros | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Programa tem como objectivo mitigar o consumo de álcool por menores de idade, ampliar o conhecimento e compreensão das razões pelas quais alguns jovens e adolescentes bebem álcool, antes da idade e reduzir o número de jovens e adolescentes que acreditam que o consumo de álcool é aceitável.
Com o objectivo de diminuir o consumo de álcool no seio dos adolescentes e jovens entre os 11 e os 15 anos, a Organização Internacional Collingwood Learning Solutions, implementam em Luanda o programa “SMASHED” de apoio à redução de consumo de álcool pelos jovens menores de idade.
Segundo uma nota que o POC NOTÍCIAS teve acesso, o programa “SMASHED”, arrancou na terça-feira, 10 de Maio, no município de Viana, com apresentações para os jovens estudantes de diferentes escolas do município mais populoso de Luanda.
“Nesta primeira fase pretende-se sensibilizar através do teatro, cerca de 6.000 jovens e adolescentes. A implementação do programa em Angola será feita pela empresa TheBridgeGlobal, que tem já uma larga experiência na área da educação para a cidadania, utilizando a Sensibilização Cívica. Será com uma peça de teatro que o programa “SMASHED” pretende chegar aos mais novos, percorrendo os vários municípios de Luanda, com apresentações de teatro ao vivo e workshops interactivos ministrados por actores profissionais”, lê-se no documento.
O mesmo documento destaca ainda que os objectivos do programa visam “mitigar o consumo de álcool por menores de idade, aumentar o conhecimento e a compreensão dos perigos do consumo de álcool pelos jovens, ampliar o conhecimento e compreensão das razões pelas quais alguns jovens e adolescentes bebem álcool, antes da idade e reduzir o número de jovens e adolescentes que acreditam que o consumo de álcool é aceitável”, refre o documento.
O Smashed foi lançado pela Collingwood Learning em 2004, e até ao momento já fez 1.500 apresentações em vários países, a destacar: Reino Unido, Brasil, Africa do Sul, Uganda, Nigéria e Moçambique. Desde 2015, a Collingwood Learning tem trabalhado com patrocinadores para estabelecer o The Smashed Project em todo o mundo, que agora está presente em 25 países.