A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis encerrou o ano de 2019 com um resultado líquido positivo de 62.130.270 000 de Kwanzas. Para o efeito contribuiu nomeadamente o resultado operacional positivo de 51 mil milhões de Kwanzas, decorrente dos resultados directamente apurados com a venda de crude, que ascenderam a aproximadamente 77 mil milhões de Kwanzas.
INDICADORES ECONÓMICOS E FINANCEIROS 2019 PRINCIPAIS INDICADORES ECONÓMICOS (MILHARES DE AKZ)
Segundo o Relatório de Gestão e contas 2019 da ANPG, que cobre até à data de 31 de Dezembro do mesmo ano, os resultados financeiros da ANPG são justificados exclusivamente pelos impactos decorrentes da actualização cambial de saldos e fluxos em moeda estrangeira e ascenderam em 2019 a mais de 11 mil milhões de Kwanzas. A criação da ANPG foi uma iniciativa audaz e importante do
Governo Angolano no âmbito do plano de reorganização do sector petrolífero nacional. O petróleo é um dos recursos mais estratégicos de Angola, representando hoje mais de 90% das exportações totais do país, aproximadamente 20% do PIB nacional e 40% das receitas fiscais do Estado.
“No âmbito dos esforços para melhorar o ambiente de negócios em Angola, como promotores, reguladores e fiscalizadores do sector petrolífero, compete-nos assegurar não só a definição de uma visão estratégica ambiciosa para a ANPG, como a adopção de uma conduta exemplar dentro e fora da organização”, afirma Paulino Jerónimo, Presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis.
Redação/17.10.202