POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto. Cedidas
A Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG), em parceria com o Club do Médicos e a Igreja do Carmo, realizou recentemente (4.5.23, quinta-feira), em Luanda, o “Projecto de Despiste do Cancro nas Comunidades”, que vai implementar campanhas de consciencialização e rastreio do cancro da mama, do cancro cervico-uterino e do cancro da próstata, na cidade capital e nas demais províncias do País, por um período de 12 meses.
A actividade, que decorreu no Largo Irene Cohen, adjacente à Igreja da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, serviu também para a realização de testagens do HIV e de consultas de medicina familiar totalmente gratuitas.
Orçado em 300 mil dólares, este projecto vai percorrer o país, sendo que as províncias de Cabinda e do Zaire são as próximas a receberem as acções que foram realizadas na passada quinta-feira, em Luanda.
O Administrador Executivo da ANPG, Gerson Santos, em representação do Presidente do Conselho de Administração, sublinhou o investimento em projectos de índole social como o contributo de responsabilidade social do sector petrolífero para a melhoria das condições de vida da população, através das sinergias criadas entre os organismos do Executivo, as empresas e os parceiros da sociedade civil.
“Desta vez elegemos o combate ao cancro como uma das nossas causas, porque se trata de uma doença terrível, causadora de muito sofrimento familiar e que enfraquece a força produtiva do País, para além de pressionar em demasia o sistema de saúde nacional. Consequentemente, se apostarmos na prevenção, através de despistes atempados, estaremos a contribuir para a diminuição do sofrimento humano das nossas pessoas, para a melhoria da saúde no geral e para o aumento da produtividade”
O Presidente do Club dos Médicos, Honolfo Simões, revelou que para esta acção foram mobilizados 120 profissionais da saúde das mais variadas áreas, entre enfermeiros e psicólogos, contando também com voluntários do ramo.
Já o Director para Área da Saúde de Luanda, Manuel Varela, em representação do Governador da província Luanda, louvou a iniciativa da ANPG e do Club dos Médicos, dada a sua “importância vital para a sensibilização e ensinamento das populações com vista à prevenção de doenças que podem ser tratadas facilmente se detectadas a tempo e horas”.