POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, a Azule Energy e os parceiros do Bloco 15/06 (Sonangol e Sinopec) acabam de reabrir o Posto de Saúde do Buraco, unidade reabilitada integralmente e dotada de um sistema de energia solar para que o seu funcionamento esteja sempre assegurado e seja autossuficiente.
O Posto de Saúde do Buraco, localizado no município de Talatona, é uma das quatro unidades sanitárias beneficiárias da 3.ª fase de um projecto social de electrificação, através do qual se têm dotado os centros e os postos de saúde de sistemas solares, obras de reabilitação e reparação de sistemas de água, promovendo a melhoria da qualidade e a disponibilização de melhores e mais regulares serviços de saúde às comunidades locais.
O sistema solar instalado no Posto de Saúde do Buraco foi projectado para lhe fornecer energia limpa e fiável, garantindo que os serviços de saúde estejam disponíveis sem interrupções. Este sistema solar também vai contribuir para a redução das emissões de carbono e para a melhor gestão das alterações climáticas, o que significa na prática que com este sistema solar instalado, este posto de saúde vai operar com maior eficiência energética em função da redução de custos que se vai atingir.
O Administrador Executivo Gerson Santos, em representação do Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, saúda a reabertura do Posto de Saúde do Buraco, assim como o trabalho de equipa desenvolvido entre a Concessionária Nacional, o operador e os parceiros do Bloco 15/06, bem como os resultados alcançados.
“O sector Petrolífero, coordenado pelo Ministério de Recursos Minerais, Petróleo e Gás, orgulha-se de caminhar em conjunto com as estruturas do executivo angolano e com os seus parceiros internacionais no apoio, com fundos específicos, a projectos de desenvolvimento das comunidades. A nossa vasta experiência de trabalho com as comunidades e a identificação conjunta de soluções sustentáveis que visam a melhoria das condições de vida da população, foi aqui mais uma vez demonstrada com a entrega desta infra-estrutura social, que vai beneficiar a comunidade envolvente, disponibilizando-lhes serviços primários de saúde e evitando terem de percorrer grandes distâncias para a obtenção dos mesmos”, enfatizou Gerson Santos.
Por seu lado, o Hélder Silva, Director de Assuntos Governamentais e Relações Externas da Azule Energy afirmou que a empresa se “orgulha de apoiar através desta iniciativa os esforços do Governo de Angola para melhorar as condições de vida, o acesso aos serviços de saúde, assim como a uma fonte de energia limpa, que são direitos fundamentais de todos os cidadãos”.
O mesmo responsável recorda que a “Azule Energy, empresa comprometida com o apoio ao desenvolvimento sustentável de Angola, manter-se-á a trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros para impulsionar o desenvolvimento positivo e sustentável do país”.
O Posto de Saúde do Buraco vai fornecer serviços médicos vitais para a comunidade, designadamente os cuidados primários, os de saúde materno-infantil e os de prevenção de doenças.
Refira-se que este projecto de electrificação, com a sua terceira fase, beneficiou também os Postos de Saúde da Vitrona, no município de Belas; da Quiminha, no município de Icolo e Bengo; e do Demba Chio, no município da Quissama, num total agregado de 34 KW de energia solar instalada. Esta potência adicionada à energia solar já instalada nas fases anteriores resulta num valor total de 64 KW disponibilizados por esta via às populações dos locais atrás mencionados.