POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A ANPG e a BP Angola procederam hoje, 10 de Maio, a entrega de certificados aos Jovens que participaram no Programa de Estágio Profissional e Comunitário promovido pela Development Workshop Angola, ao abrigo do plano responsabilidade social do Bloco 31, avaliado em 450 mil dólares.
Este projecto é implementado em colaboração com a Agência Nacional de Petróleo Gás e Biocombustíveis (ANPG), ao abrigo do plano de responsabilidade social do Bloco 31, e tem como objectivo a realização de estágios profissionais e comunitários de 150 jovens finalistas e recém licenciados nas áreas da saúde, engenharia informática, agronomia e ambiente, economia, arquitectura e urbanismo, gestão empresarial, direito, sociologia e contabilidade. A criação e o desenvolvimento de boas práticas comunitárias é também parte integrante deste programa.
Esta edição do projeto foi implementada em seis províncias de Angola, contou com a participação de 20 instituições do sector público e privado para a inserção de 95% dos formandos, dos quais 43% são mulheres. Envolveu ainda a participação de cerca de três dezenas de profissionais angolanos que trabalharam no reforço das capacidades profissionais dos formandos, bem como na criação de novos empregos e de benefícios sociais para as comunidades periurbanas e rurais.
A DW Angola é uma ONG que trabalha no país desde 1961 e que aposta na implementação de programas de melhoria e de subsistência das comunidades desfavorecidas, contribuindo para a implementação de inúmeros projectos com impacto positivo no desenvolvimento de Angola. A BP Angola estabeleceu uma parceria com a DW em 2019 para a implementação de um projecto de estágios profissionais dedicado ao reforço de competências para a melhor integração laboral, assim como para o apoio à criação de micro e de pequenas empresas.
Na cerimónia de entrega dos certificados, realizada no auditório da Universidade Católica de Angola, estiveram presentes representantes da ANPG, da BP Angola, dos seus parceiros do Bloco 31, da DW, do sector da educação, dos estudantes-estagiários e demais convidados.
Para o representante da BP Angola, Pedro Sebastião, “o estágio profissional é a fase inicial de qualquer carreira, que ocorre quando ainda estamos em período de formação e precisamos adquirir experiência, conhecimentos e habilidades numa determinada área. Saber que estamos a apoiar estes jovens nesta fase crucial é algo que nos satisfaz e que nos compromete ainda mais com o desenvolvimento do nosso país. Um desenvolvimento que beneficia directamente destas acções, já que estes e outros jovens acabam por ter um impacto positivo no trabalho diário das empresas que os recebem”.
A representante da ANPG, Anacy Lourenço, sublinhou o compromisso do sector no investimento na educação, realçando “que este tipo de acções permite aos jovens conhecerem melhor o mercado de trabalho e prepararem-se para os desafios da sua vida profissional. Um estágio profissional, para além de formar os jovens, abre-lhes as portas do mercado de trabalho e de uma vida com futuro. Este contributo de todos é, por isso, deveras importante e devemos todos manter esta aposta activa e a funcionar”.