POC NOTÍCIAS |Mariana Santos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombuistíveis ‘ANPG’ assinou nesta Quarta-feira, 30 de Agosto, novos contratos de partilha de produção com a TotalEnergies para o bloco 16/21, Azule Energy e Equinor para o bloco 31/21.
______________________
“Os principais objectivos destes novos acordos do bloco 16/21 e o bloco 31/21 é reduzir o declínio de produção petrolífera, que estão avaliados em mil milhões de dólares, que significa mais investimento para o sector petrolífero angolano”, disse o Presidente da ANPG, Paulino Jerónimo.
“A assinatura de Partilha de Produção para o Bloco 31/21 expande a posição da Azule, neste bem conhecido e comprovado sistema petrolífero, onde já obtivemos um grande sucesso na exploração e descobrimos grandes acumulações de petróleo em blocos adjacentes” afirmou o CEO da Azule Energy, Adriano Mongini.
O bloco que será operado pela Azule Energy com uma participação de 50%, ocupa uma área de aproximadamente 4.500 quilómetros quadrados nas águas profundas da bacia do baixo Congo. Localiza-se a 170 quilómetros da costa e possui um total de 12 descobertas, além de potencial de exploração remanescente numa infraestrutura existente do bloco.
Diamantino Azevedo, Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, apela a Sonangol, a opera mais do que tem feito e as outras empresas privadas produzirem mais petróleo e também aos colegas estrangeiro, e a ANPG se torne mais dinamica do que já está para que consiga implementar estrategia de licitações com exito.