A entrega das propostas para as licitações das bacias terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, que inicialmente deveria ser feita até dia 9 de Junho, acaba de ser alargada até ao dia 9 de Julho de 2021. Em simultâneo, a ANPG – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis decidiu rever o valor do entrance fee destas licitações.
Segundo o comunicado de imprensa que o POC Notícias teve acesso, a decisão da concessionária nacional prende-se com o facto de muitas das empresas interessadas no processo terem solicitado um período mais alargado para melhor conhecimento do dossier, dos dados que contém e também para o esclarecimento de dúvidas com os técnicos da ANPG.
O comunicado avança ainda que a ANPG decidiu também rever o valor do entrance fee (taxa de participação) nestas licitações. Contudo, o pacote de dados relativo a ambas as bacias continua a ter de ser adquirido pelas empresas interessadas. Esta decisão justifica-se pelo facto de se tratar de exploração em terra, para a qual historicamente convergem empresas de menor dimensão e empresas nacionais, que têm interesse em participar na prospecção, exploração, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos em Angola.
Recorde-se que o lançamento do Concurso Público para a Licitação 2020 dos Blocos CON1, CON5 e CON6 (Bacia Terrestre do Baixo Congo) e dos Blocos KON5, KON6, KON8, KON9, KON17 e KON20 (Bacia Terrestre do Kwanza) foi feito no dia 30 de Abril. Este lançamento incluiu a publicação dos termos de referência, das regras do concurso público, dos modelos de candidatura e de submissão de propostas.
Redação POC Notícias