POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Luanda – O Angonix, o Internet Exchange Point de Angola (Ponto de Troca de Internet), registou um crescimento com o pico de tráfego a chegar aos de 40gbps em Dezembro, com uma tendência de crescimento, uma vez que este ano, nas duas primeiras semanas de Fevereiro, o IXP alcançou um pico 45 gbps, valor este que representa um crescimento na ordem dos 50% do consumo local de internet.
Como um elemento neutro de internet o Angonix, permite que redes internacionais e nacionais, como Provedores de Serviços de Internet (ISPs) e Redes de Distribuição de Conteúdo (CDNs), se conectem directamente e com mais facilidade, proporcionando aos operadores uma maior partilha de tráfego entre si.
Segundo uma nota que o POC NOTÍCIAS teve acesso, “a vantagem do Angonix, é que a plataforma tem a capacidade de ligar conteúdos localmente, com benefícios de eficiência e economia de custos para o ecossistema de dados de Angola, pois não só permite uma maior partilha de conteúdos digitais internacionais, promovendo assim o seu mais fácil acesso e crescimento de tráfego local, como também melhora a qualidade da internet desenvolvendo ainda mais a economia digital angolana”.
“O Angonix é a plataforma para operadores e provedores de conteúdo, mas também o é para fintechs como o BNA, BIC, BAI e Millenium Atlântico, que a par da Chevron (Oil & Gas) e os CDN internacionais, Microsoft, Facebook e G Core LABS, aderiram à plataforma impulsionando o crescimento do serviço”, lê-se na nota.
De igual modo, a plataforma permite a optimização do tráfego gerado a partir de Angola, reduzindo a necessidade dos dados transitarem por conexões internacionais, resultando desta forma em múltiplos ganhos para os operadores activos. A título de exemplo, as empresas alojadas no Angonix, economizaram só no último mês, aproximadamente 200 mil dólares de custo de internet por terem os seus dados concentrados IXP de Angola.