A Angola Cables realizou, na tarde de terça-feira, em Luanda, a 3.ª edição do AceleraNet, evento que reuniu cerca de 70 participantes ligados ao sector de tecnologias do país. O foco central do evento foi o apoio a pequenas e médias empresas digitais, visando o fortalecimento do ecossistema tecnológico em Angola.
Durante o evento, a Angola Cables, organizadora da iniciativa, apresentou um novo programa com o objectivo de oferecer suporte a novas parcerias e facilitar a revenda de produtos de TI para pequenos empreendedores digitais, com destaque para os pequenos provedores de serviços de internet.
A iniciativa também visa auxiliar essas empresas a expandirem a cobertura de internet em várias regiões do país, contribuindo para a redução dos custos operacionais e melhorando o acesso à internet.
Um dos pontos altos da 3.ª edição foi a realização de uma mesa-redonda, onde se discutiram as dificuldades enfrentadas pelo sector digital em Angola e as possíveis soluções para esses desafios. Os participantes expressaram um compromisso colectivo de trabalhar para superar, em breve, as principais barreiras enfrentadas pelas pequenas empresas digitais.
Entre as dificuldades destacadas durante o debate, os altos custos de impostos, o difícil acesso a áreas remotas e a falta de financiamento foram apontados como os maiores obstáculos ao crescimento e sucesso dessas empresas. Os participantes enfatizaram que a solução para o desenvolvimento deste segmento passa por mais investimentos e pela expansão das redes de internet, como forma de facilitar a vida dos angolanos.
No encerramento do evento, a Angola Cables entregou certificados a novos parceiros do AceleraNet, com o objectivo de apoiar e fortalecer as pequenas e microempresas digitais, oferecendo formações e apoio material para impulsionar seus negócios.