A Angola Cables, através da sua subsidiária TelCables Europe, assinou recentemente uma parceria de presença no maior Data Center da Europa em Sines para conectar conteúdos e inteligência artificial mais próximos das empresas angolanas.
A Angola Cables, multinacional angolana com soluções de conectividade, anunciou uma nova parceria com a Start Campus para a instalação de um Ponto de Presença (PoP) no SINES Data Center, em Portugal. Esta parceria visa não apenas reforçar a conectividade entre África, Europa, Brasil e outros mercados globais, mas também aproximar as empresas angolanas de conteúdos digitais e inteligência artificial, posicionando Lisboa como uma alternativa mais próxima, eficiente e com menos custos do que outras localizações, como Londres, Amesterdão ou Frankfurt.
Ao integrar-se neste ecossistema digital europeu, a Angola Cables – através da sua subsidiária TelCables Europe – pretende oferecer ao mercado angolano e africano soluções inovadoras que permitam um acesso mais rápido e seguro a conteúdos relevantes, incluindo os relacionados com IA, sem necessidade de recorrer a infraestruturas mais distantes.
“Com a parceria com este grande Data Center em Sines, o objectivo é garantir que as empresas angolanas tenham acesso directo, a conteúdos de língua Portuguesa e aos grandes conteúdos europeus bem como a tecnologias de ponta e soluções digitais que podem apoiar a sua competitividade global”, afirma Ângelo Gama, CEO da Angola Cables.
Com uma robusta rede de cabos submarinos, como o SACS e o Monet, e agora com a expansão para Portugal, a Angola Cables reforça a sua presença no mercado europeu, criando uma ponte digital sólida entre Angola e os grandes centros tecnológicos. Esta iniciativa possibilita às empresas em Angola uma maior agilidade no acesso a dados e serviços em nuvem, aproveitando a infraestrutura avançada de Portugal como porta de entrada.
Rui Faria, Administrador Executivo da Angola Cables, destaca que “esta parceria resulta da possibilidade de servirmos clientes Europeus até Africa e de África para a Europa chegando a Sines e ligando as redes terrestres que saem para o centro da Europa desde Sines. Facilita o acesso a novas tecnologias, serviços e soluções de inteligência artificial que usam a alta performance energética deste Data Center, aproximando as empresas angolanas de soluções que antes necessitavam ser buscadas em mercados como Londres, Frankfurt ou Amesterdão. Agora, estamos a trazer estas tecnologias para mais perto de Angola, garantindo um acesso mais rápido e competitivo.”
Robert Dunn, Director Executivo da Start Campus, afirmou que a inclusão da Angola Cables e da TelCables Europe ao seu portfólio em expansão de provedores de serviços de rede disponíveis no local fortalece ainda mais as opções de conectividade do SINES DC para clientes que buscam se conectar a mercados em África, Brasil, LATAM e US.