Angola assume na próxima sexta-feira, 04 de Março a Presidência da Conferência dos Ministros da Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
_______________________________________________________________________________________________
POC NOTÍCIAS: Pedro José Mbinza | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Angola vai assumir na próxima sexta-feira, 04 de Março a presidência da Conferência dos Ministros da Justiça da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, durante a XVII Conferência de Ministros da Justiça e dos Direitos Humanos dos Países de Língua Oficial Portuguesa, que decorrerá em Luanda, sob o lema “Desenvolvimento da Cooperação Jurídica e Judiciaria no combate aos crimes ambientais, em especial os crimes contra a vida selvagem”.
De acordo com o programa do evento que o POC NOTÍCIAS teve acesso, depois da aprovação da agenda da XVII conferência de ministros e apresentação do relatório da presidência, seguir-se-á o momento da passagem da presidência de Cabo Verde para Angola. Na terceira parte, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos de Angola, Francisco Queiroz, vai fazer a apresentação do plano de actividade e a designação do secretário-geral da conferência.
Angola assumiu a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) em Julho do ano passado, com perspectiva de dar sequência aos trabalhos desenvolvido por Cabo Verde, promovendo a assinatura de acordos sobre a mobilidade no espaço da comunidade, como garantiu, na altura, o ministro das Relações Exteriores, Téte António.
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi criada em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, e é constituída por nove Estados-Membros (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste).