A cobertura da rede da Africell incidirá inicialmente em Luanda, posteriormente alargada a outras regiões, incluindo Lubango, Benguela e Lobito. A primeira chamada na rede da empresa foi feita hoje, 16 de Dezembro.
geral@pocnoticias.ao
Foto: D.R
A Africell Angola, nova operadora no mercado móvel angolano, anunciou hoje a realização da primeira chamada na sua rede, dez meses depois de lhe ter sido concedida uma licença unificada de operador de telecomunicações no país.
Segundo um comunicado da operadora, “a ativação técnica da rede abre caminho para o lançamento em fases de serviços móveis ‘5G-ready’ em 2022, enquanto a partir de hoje, 16 de Dezembro, a empresa está iniciando ‘a prestação de serviços de dados para empresas e instituições públicas’ – inicialmente servir ‘clientes empresariais seleccionados em Luanda’ ao mesmo tempo que monitoriza e optimiza o desempenho da rede.
Recorde-se que a Africell já investiu mais de 100 milhões de dólares em Angola, incluindo a construção de infraestruturas físicas, prevendo-se que esta taxa de investimento acelere nos próximos meses.
A empresa prevê contratar até 2.000 colaboradores diretos e indiretos até meados de 2022, 95% dos quais angolanos. As actividades da Africell também apoiam aproximadamente 1.000 empregos locais entre fornecedores e outros terceiros, segundo o seu comunicado de imprensa.
A cobertura da rede da Africell incidirá inicialmente em Luanda, sendo posteriormente alargada a outras regiões, incluindo Lubango, Benguela e Lobito.