POC NOTÍCIAS: Pedro José Mbinza | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
“Triste que nós tenhamos instituições bancárias e polícias que não nos protegem. O valor que me foi burlado não é relevante.”
Os burladores continuam a dinamizar as suas e estratégias para zerar as contas bancárias de quem tanto trabalhou para concretizar os planos traçados, durante o mês, quiçá anos.
O vencedor do prémio Prata no ‘Concurso Internacional em New York, Sílvio Nascimento, foi vítima de burla através do multicaixa express no dia 7 de Maio, sábado, por volta das 13h00, quando fazia compras, momento que começou a falar com burlador.
Tudo começou quando o actor colocou o seu contacto num aplicativo com características oficiais da EMIS para actualizar . Depois de dois dias, recebeu uma ligação que durou dois minutos, com as devidas orientações. Assim que recebeu um código na mesma caixa de mensagem que a EMIS envia, deduziu que é credível. O burlador solicitou-lhe para associar mais dois cartões, incluindo um cartão internacional para fazer transações, mas Sílvio Nascimento disse apenas que não estava interessado no processo, para além de activar a mensagem de alerta. Entretanto, o burlador pediu que aguardasse. É neste momento que começou a surgir a desconfiança. Questionou o suposto funcionário da EMIS se não tem um som de espera, quando fazem chamada. Aí começou a burla.
Todos os valores que estavam na conta do actor angolano e apresentador de um dos programas da RTP África, foram transferidos para uma outra conta desconhecida até ao momento.
Esta é a segunda vez que o actor entra no voo dos burladores, a primeira aconteceu, exactamente, há dois anos, num posto de combustível, onde o seu cartão multicaixa foi clonado.
Reacção da Empresa Interbancária de Serviços
Há uma semana a EMIS, responsável pelo serviço da Rede MULTICAIXA em Angola, admitiu ocorrência de burlas no serviço Multicaixa Express, que consistem em chamadas telefónicas, envio de mensagens e solicitação de preenchimento de formulários em páginas falsas na internet.
De acordo ainda com o comunicado da empresa que o POC NOTÍCIAS teve acesso, nem a EMIS nem mesmo os bancos, em momento algum ligam para os clientes a solicitar dados pessoais e códigos de segurança, chamando assim a atenção para os utilizadores do MCX Express a não fornecerem os seus dados pessoais, PINS e códigos de validação, por telefone, mensagem ou pelo preenchimento de formulários, para evitar serem vítimas de burlas, cuja consequência é o saque indiscriminado dos fundos nas contas bancárias.
A EMIS garante que as páginas informáticas da Rede Multicaixa e dos bancos nas redes sociais nunca são usadas para solicitar dados pessoais. O PIN é pessoal e intransmissível e nunca deve ser fornecido a terceiros, mesmo que estes de identifiquem como gestores de conta, funcionário do bancos ou da EMIS.
O comunicado de imprensa refere que o canal MCX Express é extremamante seguro porque obedece às melhores práticas internacionais, bastando aos seus utilizadores não se deixarem levar por falsas e/ou tentadoras ofertas, para evitar a perda do seu dinheiro por burla.
A Empresa Interbancária de Serviços, informa ainda, fruto do quadro actual, que reforçou as acções de sensibilização dos utilizadores do canal MCX Express para a não partilha dos códigos pessoais.
A EMIS recorda que o canal MCX Express é extremamente seguro porque obedece às melhores práticas internacionais, bastando aos seus utilizadores não se deixarem levar por falsas e tentadora ofertas, para evitar a perda do seu dinheiro por burla.
O relatório da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), dá conta que até ao mês de Julho de 2021, foram movimentados, através do Multicaixa Express, 2.294,4 mil milhões kwanzas, um acréscimo de 206, 7 por cento comparado com os 748,2 mil milhões movimentados no período homólogo.