Mais de 500 crianças participaram, no sábado, 28 de Junho, numa acção de responsabilidade social promovida pelo Access Bank Angola, na Biblioteca Comunitária Multicultura do Cazenga, localizada no Bairro Mabor Combustíveis, em Luanda. A iniciativa enquadrou-se na celebração do Mês da Criança e reforça o compromisso do banco com a inclusão social e a educação desde a infância.
O evento assumiu a forma de um festival infantil, combinando actividades recreativas, expressões culturais e uma acção de literacia financeira, com o objectivo de proporcionar um ambiente seguro e lúdico, onde as crianças pudessem aprender de forma divertida sobre temas como dinheiro, poupança e planeamento financeiro.
O dia foi marcado por animação infantil, apresentações de música, dança, poesia, teatro, entre outras actividades pedagógicas que despertaram o interesse e a participação activa das crianças da comunidade.
“Um dos impactos primordiais desta actividade é o reforço da literacia financeira junto das crianças. Através desta abordagem educativa e interactiva, ajudamos os mais pequenos a compreender o que é o dinheiro, como geri-lo de forma consciente, o funcionamento de uma conta bancária e a importância da poupança”, afirmou Rui Quintas, Director de Comunicação Corporativa do Access Bank Angola.
Por seu turno, Ernesto Makuada, Director da Biblioteca Multicultura do Cazenga, realçou o papel transformador da leitura e a importância das parcerias. “O nosso principal objectivo é emancipar a comunidade por via da literacia, do livro e da leitura. Queremos agigantar intelectualmente a nossa comunidade, começando pelas crianças. O Access Bank tem sido um grande parceiro e, quando procurávamos apoios para tornar esta iniciativa realidade, foi a primeira instituição em que pensamos”.