A iniciativa visa identificar, formar e capacitar jovens talentos angolanos com elevado potencial para assumirem, no futuro, posições de liderança no sector financeiro.
O programa proporciona aos participantes uma experiência única e transformadora, combinando formação internacional, exposição multicultural e acompanhamento especializado em língua inglesa.
A estrutura inclui três meses de formação prática (on-the-job) na sede do Access Bank, em Lagos, Nigéria, seguidos de três meses de formação técnica e comportamental intensiva na Banking School of Excellence, o Instituto de Excelência do Grupo Access Bank. Durante os seis meses de formação internacional, todas as despesas com passagens aéreas, alojamento e refeições são integralmente asseguradas pelo banco.
Criado em 2003, o Programa de Recém-Licenciados já recebeu mais de 7.500 candidatos, sendo reconhecido pelo Chartered Institute of Bankers of Nigeria como a “Best Banking Academy”.
Ricardo Ferreira, Presidente da Comissão Executiva do Access Bank Angola, salientou:
“No Access Bank Angola acreditamos que o futuro do sector financeiro passa pela preparação dos líderes de amanhã. Apostamos de forma consistente no desenvolvimento de competências e na criação de oportunidades concretas para os nossos futuros líderes africanos. A educação é, para nós, um passaporte para a vida profissional.
O gestor recordou ainda outras iniciativas implementadas pelo banco, como a disponibilização da plataforma LinkedIn Learning, parcerias académicas — incluindo a recente colaboração com a Universidade Lusíada de Angola, que já integrou mais de 15 recém-licenciados como estagiários remunerados — e programas de capacitação contínua alinhados com a filosofia e cultura corporativa da instituição.
As candidaturas para o programa já estão abertas e representam uma oportunidade única para jovens angolanos iniciarem a sua trajectória profissional com uma base sólida, formação internacional e ligação directa a uma das maiores instituições financeiras de África.