POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Labibe Simão, que assina o figurino, explica como essa proposta funciona a favor da obra: “A novela tem muitos núcleos, ambientes e pessoas. A ideia é retratar o figurino desses universos o mais fidedigno possível com a realidade, e contar um pouco de cada um desses mundos na roupa, no estilo e na diversidade do colorido“, define. A caracterizadora-titular Lucila Robirosa complementa: “A ideia é contar uma história mais verídica e natural possível”.
__________________________________
A personalidade espalhafatosa de Zoé (Regina Casé) fica evidente em seu visual, com paleta colorida e estampada, além de muitas joias. A personagem também tenta se autoafirmar através da imagem e tem sempre uma letra “Z” bordada no sapato ou em um pingente. “Antes de a Zoé falar qualquer coisa, chega primeiro a imagem dela. Ela não quer passar despercebida. Ela quase acerta, mas aí, por exemplo, escolhe uma bolsa grifada pintada de rosa. Ela sempre tem um pouco de exagero”, Labibe explica. Vanessa (Letícia Colin), que trabalha com moda, é adepta de um estilo que a distancia do visual exagerado da mãe. Usa muita alfaiataria, um pouco de couro, e está sempre montada, seja na rua ou em casa.
Já Maíra (Sophie Charlotte) transparece toda sua sensibilidade em um figurino com predominância da cor lavanda, muitas flores e textura, como tricô, linha, algodão e fibras naturais. A delicadeza também está presente nas bijuterias da personagem, com colar com pedra de quartzo e com uma plaquinha de aço escovado com o nome dela em braile. Maíra não é adepta de maquiagem, o que ajuda a criar o contraponto com Vanessa e Zoé, e a imprimir a simplicidade da personagem. “A caracterização é a mais simples possível. A beleza vem de outra forma. Já Vanessa e Zoé são pessoas artificiais, então a gente enfatizou isso através da estética”, explica Lucila.
Enquanto Zoé usa e abusa de maquiagem, unhas e cabelos pintados, Judite (Mariana Nunes) vai aparecer com uma aparência mais natural. Uma curiosidade da caracterização da personagem é que ela só passa esmalte nas unhas dos pés, já que está sempre a fazer trabalhos manuais, ao cuidar de casa ou exercer o ofício de costureira.
O visual de Rafael (Humberto Carrão) e o de Pablo (Caio Castro) também trazem dois contrapontos. Herdeiro da marca Rhodes & Co. Tailler, Rafael é low-profile, adere a itens orgânicos e segue uma paleta de cores da natureza, com tons terrosos e verde. Já Pablo é vaidoso e, mesmo sem ter poder aquisitivo, gosta de seguir as tendências da moda e tem muitas roupas de material sintético. Humberto (Fabio Assunção) nutre um desejo de se igualar à esposa, Guiomar (Ana Beatriz Nogueira), e virar presidente da empresa. Ele costuma vestir terno e gravata de cores escuras, na intenção de impor uma superioridade e encobrir seu passado.