POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto. DR
Luanda – Cinco artistas contemporâneos da nova geração dão corpo à exposição “For a New Tomorrow”, que a Jahmek Contemporary Art inaugurou na sexta-feira, dia 25 de Novembro, em Luanda. A mostra é mais uma etapa da parceria entre a galeria e a Tigra e estará patente até 23 de Dezembro no Hotel Globo.
A reflexão sobre o papel da Arte e dos artistas na construção de um futuro diferente marca o conjunto de obras que integra a exposição colectiva “For a New Tomorrow”.
Irene A’mosi, Lilianne Kiame, Hélder Garcia, Magno Daniel e Resem Verkron são os jovens artistas emergentes que participam na iniciativa com obras especialmente criadas para o efeito, e que exploram diferentes disciplinas artísticas como a pintura, arquitectura, escrita e o audiovisual. A intersecção das diferentes formas de expressar visões e sensibilidades pretende enriquecer a reflexão que a iniciativa propõe sobre “o novo amanhã”.
“For a New Tomorrow” é o projecto mais recente da parceria entre a Jahmek Contemporary Art e a Tigra. A relação entre a galeria e a marca formalizou-se em Abril deste ano com o projecto “World Art Day by Tigra”, no qual 24 artistas plasmaram as suas criações em outdoors por toda a capital no Dia Mundial da Arte, com o lema “E se o futuro fosse…”
Para Mehak Vieira, co-fundadora da Jahmek Contemporary Art, a exposição “For a New Tomorrow” pretende empoderar jovens talentos. “O futuro é aqui e agora. Estes cinco artistas representam esperança, têm muito a dizer, fazer e endereçar. Por isso, continuamos a desenvolver pensamento do continente para o mundo”, referiu a galerista e curadora da exposição.
No mesmo sentido, Tânia Jardim, Administradora de Marketing da Refriango, comentou que “a iniciativa é mais um passo rumo ao empoderamento dos jovens angolanos que têm uma voz potente na construção deste novo amanhã”. “Nos últimos anos, a Tigra tem realçado o trabalho, esforço e superação da juventude angolana, que é excepcional e necessita de espaços onde se possa manifestar e desenvolver, e onde o seu talento tenha visibilidade e seja reconhecido”, acrescentou.
A responsável apontou ainda que “a exposição encerra uma colaboração com a Jahmek Contemporary Art, iniciada com o evento ‘World Art Day by Tigra’”, no âmbito da qual a Tigra também apoiou a galeria com o espaço pop-up no Hotel Globo, onde decorre a exposição “For a New Tomorrow”.
Com seis anos no mercado angolano, a Tigra tem apoiado vários projectos de artes plásticas, como o Mural da Rua Rainha Ginga, obra do colectivo Verkron e de seis artistas urbanos autodidactas, que usufruem de bolsas de estudo financiadas pela marca.