POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Banco Keve duplicou os seus activos nos últimos meses do ano, reforçando a sua carteira de títulos em mais de 95 mil milhões de kwanzas, segundo o relatório da instituição bancária divulgado recentemente.
Em termos do rácio de solvabilidade, o relatório destaca que o banco fechou o ano dentro dos limites regulamentares, traduzindo a estabilidade financeira, cumprindo com o nível mínimo exigido pelo Banco Nacional de Angola (10 por cento).
Este aumento de capital, segundo o relatório, permitiu ao banco deter um accionista com maioria qualificada e que entre outras medidas iniciou um processo de reestruturação e alavancagem do activo, assim como o saneamento do balanço, com maior incidência nas operações de crédito.
O Relatório acrescenta que a reestruturação foi feita por via do reforço de imparidades para àquelas cujos níveis de incumprimento são elevados e não apresentam quaisquer garantias reais, e no abate de capital para fora de balanço, para as operações cujos esforços e expectativas de recuperação estiverem completamente esgotados.
Estas acções, sustenta o documento, visam melhorar os diferentes rácios e ao mesmo tempo melhorar os indicadores de solidez e liquidez do banco, e vão permitir fechar o ano com um balanço mais sólido e com condições para, a partir de 2022, o banco poder ser novamente activo no mercado e voltar aos resultados positivos no próximo exercício económico.