POC NOTÍCIAS: Domingos Barros | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Banco de Fomento Angola (BFA) acaba de lançar um conjunto de soluções que contribuem para o desenvolvimento das actividades ligadas ao sector do Agronegócio.
Informações divulgadas no website do Banco apontam que as novas soluções de apoio ao sector do Agronegócio tem como objectivo financiar num curto prazo os custos com a campanha agrícola de culturas anuais, como milho, soja, hortícolas e tubérculos de entressafra de culturas permanentes e de exploração pecuária das empresas ligadas ao sector agrícola e pecuária.
As empresas interessadas em aderir ao financiamento devem segundo informações publicadas no site do Banco, apresentar cerca de 12 documentos.
Constam na lista da documentação a “Certidão integral do Registo Comercial com averbamento da Gerência ou Conselho de Administração em funções e forma de obrigar, emitida a menos de um ano; demonstrações financeiras dos últimos 3 anos, certificadas por um contabilista ou perito contabilista registado na Ordem dos Contabilistas e Peritos Contabilistas de Angola e a acta da Assembleia Geral (sociedade por quotas) ou do conselho de administração (sociedades anónimas) com aprovação da deliberação de contracção do crédito e das garantias”, refere a nota disponível no webiste do Banco.
Fazem também parte da lista da documentação a carta de aceitação das condições do empréstimo, documento de identificação pessoal válido dos representantes, se cidadão nacional deve apresentar o Bilhete de Identidade, declaração de situação tributária, declaração da situação contributiva da Segurança Social, eventuais procurações, lavradas por notário, que contenham expressamente a menção de poderes especiais para contrair crédito e/ou prestar garantias junto do BFA e em caso de cidadão estrangeiro deve-se apresentar passaporte valido ou cartão de residente.
Na nota destaca-se que podem aderir ao novo pacote de financiamento empresas ligadas ao sector agrícola, pecuária, com ciclo de produção de culturas anuais.