POC NOTÍCIAS: Ângelo dos Santos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
Memorando vai permitir que às Micro, Pequenas e Médias Empresas e Cooperativas tenham apoio de mais uma entidade bancária para a concessão de financiamento.
O Banco Caixa Geral Angola e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), assinaram esta sexta-feira, 10 de Junho, em Luanda, um Memorando de Entendimento com o objectivo de identificar oportunidades mútuas de desenvolvimento nas relações institucionais entre si.
Com a assinatura deste Memorando, às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e Cooperativas contarão com mais uma entidade bancária para a concessão de financiamento, através dos serviços de apoio ao crédito disponibilizados pelo INAPEM.
Em declarações à imprensa, Francisco Oliveira, administrador Executivo do Caixa Angola referiu que a sua instituição dispõe-se a financiar preferencialmente projectos de até 50 milhões de kwanzas, mas conta com um montante de até 100 milhões de kwanzas para projectos que se justifiquem.
Francisco Oliveira explicou que vão ter uma matriz dos documentos necessários para cada operação, de acordo com o montante associado à cada projecto, bem como serão rigorosos na análise para concessão de crédito, céleres nos pedidos de avaliação e com uma capacidade de resposta atempada aos empresários sobre a sua situação.
Durante a assinatura do Memorando foi destacado que o INAPEM irá apoiar o Caixa Angola na identificação de projectos sustentáveis que necessitem de financiamento e que tenham beneficiado dos serviços de assistência e consultoria técnica do INAPEM para fins de confirmação e acompanhamento dos respectivos dossiers de crédito.
“Com o estabelecimento desta parceria reafirmamos, uma vez mais, o nosso compromisso consigo e com o seu negócio”
O documento foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração do INAPEM, João Nkosi, e pelo Administrador Executivo do Caixa Angola, Francisco Oliveira.