POC NOTÍCIAS: Fábio Domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A Administradora da Autoridade Reguladora da Concorrência, Ana Ramalheira, afirmou recentemente que o fórum nacional da concorrência deverá transformar-se numa actividade com presença obrigatória na agenda do regulador daqui para frente, com periodicidade anual.
“Queremos, com este fórum, criar uma rotina sólida de cooperação entre a ARC e os outros entes reguladores, de modo a que possamos elevar, em conjunto, o desempenho da função reguladora em Angola e potenciar os benefícios do livre mercado e da sã concorrência”, sublinhou.
“A ARC imbuiu-se da nobre tarefa de aproximação dos reguladores nacionais, especialmente num período de importantes reformas administrativas e económicas, em que a colaboração é o caminho mais assertivo e eficaz para o sucesso de todos, sendo o desenvolvimento sustentável de Angola o prémio principal dessa corrida”, concluiu a responsável.
Participaram do fórum especialistas nacionais e internacionais dos sectores público e privado, representantes das entidades que desempenham no mercado funções de regulação e defesa da concorrência, académicos, advogados e economistas e demais públicos interessados nos assuntos referentes à concorrência e à regulação económica.
O fórum tem o objectivo de congregar as entidades responsáveis pela aplicação das Políticas de Concorrência e de Regulação Económica para facilitar a partilha de informação e promover a reflexão e debate à volta dos desafios, oportunidades e constrangimentos.