POC NOTÍCIAS | geral@pocnoticias.ao | Foto: Cedidas |
O Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, em companhia da ministra da saúde, Sílvia Lutucuta, avaliou nesta sexta-feira, 6 de Maio de 2022, as obras do futuro Hospital Geral de Viana, sito na localidade do Zango, à entrada da Centralidade do Zango 8.000 e o futuro Hospital Geral de Cacuaco, na circunscrição da Centralidade do Sequele.
As duas unidades hospitalares terão uma área bruta de construção de 25.000 metros quadrados cada uma com as seguintes características: Capacidade de acolher 300 camas de internamento; 8 enfermarias de internamento; 5 salas de operações, divididas por duas salas de operações, duas de cesariana e uma sala de urgências; Centro de diagnóstico centralizado (diagnósticos por imagem com TAC, RX, US e outros, diagnósticos funcionais e diagnósticos laboratoriais) e radiologia de intervenção.
As duas unidades hospitalares assemelham-se a uma dimensão, serviços, com a particularidade de o Hospital Geral de Cacuaco atender pacientes oncológicos, ao contrário do Hospital Geral de Viana.
“Os dois hospitais contarão de igual modo com a componente formativa nas áreas técnica, clínica e co-gestão hospitalar. Com a construção destas duas imponentes obras, foram contratados mais de 600 trabalhadores nacionais e para a sua operacionalização, serão admitidos cerca de 2.400 profissionais de saúde”
De salientar que o grau de execução física da obra a data é de 55% e prevê-se que a sua conclusão ocorra em Dezembro de 2023.
Recorde-se que o Presidente da República, João Lourenço, no decorrer do seu primeiro mandato, já inaugurou várias infraestruturas hospitalares de obras que estavam previstas e tantas outras com o seu término previsto para 2023.