FRESAN/Camões já apoiou 1547 camponeses com medidas que permitem melhorar a produtividade e a resiliência dos sistemas agrícolas e pecuários no contexto das alterações climáticas, como a constituição e a formação de 34 Escolas de Campo de Agricultores.
_______________________________________________________________________________________________
POC NOTÍCIAS: Pedro José Mbinza | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua apresentou esta semana cinco novos projectos subvencionados para a província do Cunene, no âmbito do programa da União Europeia, denominado FRESAN – Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola.
O evento surge na sequência do convite do Programa FRESAN para a atribuição de cerca de 14 milhões de euros a projectos de elevado impacto junto das comunidades mais desfavorecidas e vulneráveis no Cunene, na Huíla e no Namibe.
A província do Cunene tem, desde 2019, quatro projectos subvencionados pelo FRESAN, cuja duração é de 24 a 33 meses. Através destes projectos o FRESAN/Camões, I.P. já apoiou 1547 camponeses com medidas que permitem melhorar a produtividade e a resiliência dos sistemas agrícolas e pecuários no contexto das alterações climáticas, como a constituição e a formação de 34 Escolas de Campo de Agricultores.
Os projectos subvencionados têm também vindo a promover o acesso a água com a reabilitação e a construção de 87 infra-estruturas para captar e reter água para consumo humano, de animais e produção agrícola, tendo já beneficiado 58.469 pessoas. Destas infraestruturas, 18 são reabilitadas através da metodologia de transferências sociais, de forma a fornecer suplementos de rendimento sazonais para aumentar o acesso a alimentos nos meses escassos.
Na província do Cunene, 144 pessoas já beneficiaram desta metodologia. Os projectos subvencionados têm ainda promovido campanhas de sensibilização nas comunidades, junto de 13.504 mulheres em idade reprodutiva, adolescentes e mães de crianças menores de cinco anos.
A sessão contou com a presença de participantes em representação do governo provincial, de organizações da sociedade civil, parceiros, detentores de interesse e autoridades locais.
O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P. é um instituto público, dotado de autonomia administrativa que prossegue atribuições do Ministério dos Negócios Estrangeiros. É uma instituição que visa promover a língua e cultura portuguesa no mundo. Tem as suas representações em 84 países, onde existem Cátedras em Estudos Portugueses, Centros Culturais Portugueses, e Centros de Língua Portuguesa com Centros de Exame.