Odebrecht Engenharia & ConstruçãO (OEC) recebe certificação das suas operações globais. Relatório da empresa certificadora destaca a actuação ética e o combate à corrupção, ao suborno, à lavagem de dinheiro e às práticas anticoncorrenciais.
_______________________________________________________________________________________________
POC NOTÍCIAS: Fábio domingos | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
A construtora Odebrecht Engenharia & ConstruçãO (OEC) acaba de ver suas operações globais certificadas com a ISO 37001, norma global de gestão de sistemas antissuborno. A empresa e as suas subsidiárias (OECI, CNO, Tenenge, CBPO e Oenger) foram auditadas nacional e internacionalmente pela QMS Certification Services e ganham agora o certificado com validade de 3 anos.
Segundo uma nota que o POC NOTÍCIAS teve acesso, o ISO 37001 garante a gestão e a operacionalização do Programa de Integridade e Gestão de Risco da OEC, destacando, segundo o relatório da empresa certificadora, a actuação ética e o combate à corrupção, ao suborno, à lavagem de dinheiro e às práticas anticoncorrenciais, no âmbito público ou privado, tanto nas operações no Brasil quanto no exterior, em actividades de gestão, projecto, aquisição, construção civil, montagem, comissionamento, assistência técnica e manutenção em obras industriais, de óleo & gás, petroquímicas, para mineração, de energia (hidroelétricas, termoelétricas, linhas de transmissão e subestações), de infra-estrutura (saneamento, irrigação, obras viárias, rodovias, ferrovias, túneis, pontes e viadutos), portuárias e dragagens, aeroportuárias, metroviárias, de BRTs e de edificações, inclusive as hospitalares.
“A conquista do certificado internacional ISO 37001 é marcante para a empresa e corrobora a solidez dos processos, ferramentas e instâncias de controlo internos criados nos últimos anos, equiparados aos melhores padrões de governança de empresas de capital aberto”, explica Marcus Azeredo, responsável pela OEC em Angola.
Marcus Azeredo acrescenta que “Esta certificação tinha sido atribuída à empresa no Brasil, em Maio de 2021, tendo-se agora expandido às operações internacionais após auditoria externa recentemente concluída, reforçando a consistência das nossas práticas e a determinação da empresa em manter uma actuação ética, íntegra e transparente”.
Recorde-se que em 77 anos, a OEC foi responsável por mais de 2.900 obras de grande porte em mais de 30 países, incluindo estações hidroeléctricas, térmicas e nucleares, pontes, viadutos, túneis, linhas de metro e comboios urbanos, aeroportos, portos, ferrovias, refinarias, obras industriais e de mineração.
A OEC actualmente emprega mais de 18 mil trabalhadores de diferentes nacionalidades em obras espalhadas pelos países da América do Norte e América do Sul, assim como de África.