Tentativas de fraudes visam os seus promotores e potenciais clientes, a pretexto de lhes serem dadas facilidades no processo de concessão de crédito do Banco.
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POC NOTÍCIAS: Ana Atalmira | geral@pocnoticias.ao | Foto: DR
O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), anunciou hoje, 27 de Janeiro, que têm surgido tentativas de fraudes visando os seus promotores e potenciais clientes, a pretexto de lhes serem dadas facilidades no processo de concessão de crédito do Banco, sob condição de ser pago 30% do valor do crédito aos pretensos intermediários, figura que não existe no processo de crédito no BDA.
“O BDA recomenda aos promotores a não incorrerem nestas práticas, porquanto o processo de crédito do Banco é bastante claro e transparente, iniciando o mesmo com apresentação formal do pedido de financiamento nas nossas agências, seguindo-se a sua análise por várias Direcções e Gabinetes do Banco, e caso sejam validadas todas as condições precedentes inerentes ao referido processo, o mesmo é apreciado (colegialmente) em sede de comité de crédito que decide ou não sobre o financiamento da operação com base em rigorosos critérios e nas melhores práticas de compliance”, lê-se numa nota do banco, que o POC NOTÍCIAS teve acesso.
O documento refere ainda que o BDA tem à disposição da classe empresarial um canal de denúncias, por via do email denuncias@bda.ao, da sua página web www.bda.ao e pelo terminal 925 475 767, para os quais poderão ser apresentadas quaisquer denúncias de práticas suspeitas e contrárias ao funcionamento do Banco.
Na mesma nota, o BDA reafirma o seu compromisso com o financiamento à economia e, por esta via, contribuir para acelerar o desenvolvimento equilibrado e sustentável de Angola, proporcionando a criação de emprego e renda, a modernização das estruturas económicas e sociais e o aumento da competitividade do país a partir da criação e/ou implementação desses projectos de investimentos/negócios que se traduzam em mais-valia para o proponente, para o banco e concomitantemente para o país.