Cacuaco acaba de receber duas novas escolas primárias nos bairros Monte Belo e Mayombe. Trata-se de um investimento privado avaliado em mais de 200 milhões de kwanzas.
POC Notícias: Ana Atalmira
Foto: D.R
A empresa PGS Physical Angola, empresa internacional líder em geofísica marinha, investiu um total de 296 milhões de kwanzas para a reabilitação, ampliação e apetrechamento de duas escolas primárias nos bairros Monte Belo e Mayombe, no município de Cacuaco.
Segundo um comunicado que o POC NOTÍCIAS teve acesso, a primeira escola inaugurada no dia 27 de Dezembro, no bairro Belo Monte, dispõe de sete salas de aulas e a sua construção custou aos cofres da empresa cerca de 96 milhões de kwanzas. A segunda, situada no bairro Mayombe, tem 13 salas de aulas e teve um custo próximo de 200 milhões de kwanzas.
“O financiamento dos empreendimentos inaugurados enquadra-se no âmbito da política de responsabilidade social da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e da empresa PGS, que tem estado a trabalhar na sísmica 3D dos blocos licitados na bacia do Namibe”, lê-se no comunicado.
Para o Ministro dos Recurso Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, é sempre uma satisfação contribuir para melhoria da vida das populações e, em especial dos jovens. “os nossos recursos minerais só têm valor, quando favorecem efectivamente o povo e, é neste âmbito que surge este patrocínio que provém da responsabilidade social. Portanto, projectos como estes enchem-nos de orgulho porque conseguimos atender ao grito de socorro da comunidade”.
Para o Secretário de Estado da Educação, “numa altura em que nos é oferecida uma escola para atendermos as crianças que terminam o primeiro ciclo é louvável porque assim, reduziremos a quantidade considerável de crianças fora do sistema de ensino.”.
O responsável avançou também que, “ainda estamos no primeiro trimestre do ano e, está previsto o reinício das aulas no dia 3 de janeiro de 2022, o que significa que podemos incluir mais 1200 crianças no sistema de ensino com esta unidade escolar”, concluiu.