Sociedade Mineira de Catoca prevê para o próximo ano um aumento da produção de diamantes, na ordem dos 7,1%, comparativamente a 2021 e a recuperação até final de 2022 5,6 milhões de quilates.
POC Notícias: Fábio Domingos
Foto: D.R
A Sociedade Mineira de Catoca aprovou recentemente, durante a 67ª Assembleia Geral de Sócios, o orçamento para o exercício económico de 2022 e os planos de produção para o triénio 2022-2024, onde prevê para o próximo ano um aumento da produção de diamantes, na ordem dos 7,1%, comparativamente a 2021, em que está previsto até ao final do ano serem recuperados 5,6 milhões de quilates.
Os planos aprovados apontam também que em termos de facturação, para o próximo ano estima-se uma redução de cerca de 5%, “a ser provocada por uma provável baixa do preço do diamante no mercado internacional, de cerca de 10,5 dólares por quilate (redução de 5%). Em 2021, em consequência de uma quebra da oferta de diamantes no mercado internacional, o preço subiu para 122,5 dólares por quilate e, com reestabelecer da oferta em 2022, está previsto que os diamantes de Catoca venham a ser comercializados ao preço médio de 110 dólares por quilate”, lê-se no comunicado que o POC Notícias teve acesso.
Para Benedito Paulo Manuel, presidente do Conselho de Gerência, “apesar do contexto de grandes desafios provocados pela pandemia, foi possível manter os níveis de produção e a rentabilidade da empresa, facto que nos orgulha e motiva a continuarmos a trabalhar para que tenhamos uma empresa cada vez mais eficiente e robusta, contribuindo activamente para o desenvolvimento económico e social de Angola”, disse o gestor citado no comunicado.
Catoca poderá alterar o seu modelo de governança no primeiro trimestre de 2022
A Sociedade Mineira de Catoca, segundo ainda o comunicado enviado ao POC Notícias, pretende alterar o seu modelo de governança no primeiro trimestre do próximo ano.
“Para serem realizadas algumas alterações no modelo de governança, a Endiama EP recomendou a realização de uma assembleia, a ter lugar no primeiro trimestre de 2022. Entre os temas previstos para a reunião, destacam-se a extinção do Conselho de Supervisão e a revisão da estrutura organizacional da SMC”, refere o documento.
Recorde-se que a Sociedade Mineira de Catoca é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 80% da produção de diamantes do País. Com 26 anos de existência, Catoca é responsável por mais de 5.000 empregos directos e indirectos. A sua estrutura acionista é composta pela ENDIAMA EP e a Alrosa, ambas com de 41%, e a A LLI com 18% das acções.
A 67ª Assembleia Geral de Sócios, foi realizada na província da Lunda Sul, na Vila Mineira de Catoca, no passado dia 17 de Dezembro.